ASA realiza rodas de conversas nas escolas dentro da campanha do Setembro Amarelo

quarta-feira | 03/10/2018

O projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA) de Eusébio realizou, durante todo mês de setembro, ações em escolas do ensino Fundamental II e Médio do município, dentro da campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção do suicídio. “As atividades tiveram como objetivo alertar e conscientizar os participantes sobre a prevenção do suicídio, com o intuito de transmitir e trocar conhecimentos para que os mesmos pudessem localizar e ajudar uma pessoa em situação de risco ou ajudar a si mesmo”, diz Coordenadora do ASA, Jadir de Sousa Pontes.

A ação foi simples, através de uma roda de conversa, com algumas dinâmicas, os “ASA’s” estabeleceram um diálogo com os alunos, e criaram um vínculo maior com seus colegas para que dessa forma, se sentissem mais seguros e abertos em relação ao tema proposto. Já para os mais tímidos e os que não queriam se expor em público, foi dada a opção de escreverem o que pensam. “Alguns relatos chegaram a surpreender, com garotos e garotas dado depoimentos fortes, alguns de desesperança, e outros de tentativas de tirar a própria vida”, afirma a enfermeira Nelci Bezerra, da Secretaria e Saúde.

Os casos mais graves de depressão, segundo ela, foram encaminhados para atendimento médico especializado, no CAPs e nos NASFs. “O mais importante dessa ação realizada pelo ASA é que é muito mais fácil um jovem se abrir com outro jovem, há uma troca de confiança, e de solidariedade entre eles”, revela Nelci.

As atividades contaram com apoio das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e, foram realizadas nas escolas municipais Eduardo Alves Ramos (Timbú), João de Freitas Ramos (Olho D’água) e Evandro Ayres de Moura (Santo Antônio) e em três estaduais; Ana Bezerra de Sá (Sede), Francisca Linhas de Sousa (Jabuti) e Manuel Ferreira (Mangabeira), além do Instituto de Educação Portal (IEP).

A psicóloga do NASF-Sede, Marilia Façanha, também proferiu palestras nas escolas Josefa Sá, Izídio José Campina, Lagoinha, Eduardo Alves Ramos e João de Freitas Ramos. As ações fazem parte também do projeto “Vidas Preservadas”.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca o trabalho que vem sendo realizado pelo ASA, projeto que recebeu o reconhecimento do UNICEF, por sua dinâmica que parte do jovem para o jovem. Os ASA’s, além da atuação nos postos de saúde, também estão nos hospitais com o ASA alegria, onde levam o bom humor para o ambiente hospitalar, principalmente para as crianças. Eles participam também de campanhas preventivas realizadas com a Secretaria e Saúde e mais recentemente estão participando de uma pesquisa de satisfação do usuário, realizada pela Fiocruz. Eles estão coletando a opinião das pessoas que utilizam o atendimento de saúde do município, quanto ao atendimento e a infraestrutura. Os dados são repassados para a Fiocruz que deverá em breve apresentar os resultados para o município.