Assessoria da Mulher realiza agendamento de exame de prevenção do câncer de colo de útero

terça-feira | 11/04/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres realizará nos dias de segunda e sexta-feira o exame Papanicolau, de prevenção do câncer de colo de útero. Para agendar, as mulheres devem entrar em contato através do número de Whatsapp (85) 9.9280.3948. No agendamento, é necessário enviar nome completo, foto do comprovante de endereço atualizado, foto do documento oficial com foto e foto do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Yara Steremberg, assessora especial de Políticas Públicas para Mulheres de Eusébio serão disponibilizadas quinze vagas nas segundas-feiras e quinze vagas nas sextas-feiras. “Os atendimentos para mulheres de 25 a 64 anos de idade serão iniciados às 13 horas na Policlínica de Eusébio e o resultados dos exames de prevenção, a gente vai entregar entre 15 e 30 dias”, disse.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves pontua a importância dos exames de prevenção: “Não dê chance ao câncer do colo de útero, faça os exames e reforço que vocês, mulheres de nosso município, tenham a sua prevenção em dia”, pontuou.

O câncer do colo do útero, é um tipo de neoplasia que demora muitos anos para se desenvolver. Segundo o Ministério da Saúde, as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.