Assinada Ordem de Serviço para a construção do CEI da Tamatanduba

segunda-feira | 15/04/2019

Os moradores do bairro da Tamatanduba já podem comemorar! A Prefeitura de Eusébio recebeu a informação da assinatura da ordem de serviço do Governo do Estado para o início das obras de construção do Centro de Educação Infantil (CEI) – Padrão 4 salas, naquele bairro, com o valor global de R$ 1,214 milhão. A responsável pela obra é a Empresa Construmaia Engenharia e Projetos Ltda (EPP), com interveniência do Departamento de Arquitetura e Engenharia  (DAE).

O CEI Tamatanduba será construído na Rua Ezequiel Campina, com área total de 789,85m², com recursos oriundos do Governo do Estado e do BNDES. Esse modelo padrão, segundo o Governo do Estado, tem estrutura capaz de atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. O projeto prevê, além das quatro salas de aula, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground, entre outros espaços.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, os Centros de Educação Infantil possuem um papel muito importante que é cuidar e educar as crianças. “Estes Centros passam cerca de oito horas diárias cuidando das crianças enquanto os pais trabalham. Então o processo educativo/pedagógico deve ser bem desenvolvido. Entretanto, não substituem o papel da mãe”, destaca.

Ela observa que os Centros de Educação Infantil auxiliam no desenvolvimento e crianças de zero a cinco anos e onze meses, conforme prescrito no artigo 29, na Lei de Diretrizes de Base 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. “As crianças recebem alimentação balanceada e atenção durante todo o período, tanto na parte do educar, cuidar e brincar. Dessa forma, cabe ressaltar que a criança desenvolve a interação com os demais colegas, podendo assim socializar-se melhor, proporcionando à aprendizagem em situações diárias”, ressalta.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que, a Prefeitura elegeu a Educação Infantil como prioridade, visando fortalecer a base educacional dos estudantes eusebienses. Ele destaca, que além da melhoria e ampliação do parque escolar, a Prefeitura do Eusébio reforçou a parceria com o Instituto Myra Eliane, que está levando “Valores Humanos para a Educação Infantil” para os Centros de Educação Infantil e Escolas de ensino infantil. “Estamos criando uma vacina para que essas crianças trilhem no caminho do bem e possam fazer a diferença em nossa sociedade no futuro”, ressaltou.