Associação dos catadores e catadoras de Eusébio comemora três anos de funcionamento

segunda-feira | 26/03/2018

A Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Reciclados do Município de Eusébio (ACEU) comemorou, na última sexta-feira (23), três anos de funcionamento. A entidade está à frente do projeto de Coleta Seletiva, realizado em parceria com a Prefeitura de Eusébio, com coordenação da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), através da sua Coordenadoria de Coleta Seletiva.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, parabenizou os membros da ACEU pelos três anos de atuação e destacou que atualmente estão sendo atendidos com a coleta, dez bairros do município: Centro, Lagoinha, Coité, Urucunema, Parque Havaí, Autódromo, Mangabeira, Jabuti, Santa Clara e Santo Antônio, além de 13 condomínios e 49 empresas e órgãos públicos que já proporcionam, neste ano, 35 mil quilos nos meses de janeiro e fevereiro. “Nossa meta para este ano é atingir 100% do Eusébio e com isso aumentar a produção e arrecadação melhorando a vida dos catadores”, disse.

Com a proposta da AMMA, os trabalhos devem ser estendidos para os 13 bairros restantes, até setembro de 2018. Nos primeiros meses do ano, está sendo feito um reforço nos bairros já atendidos. A equipe está retornando aos bairros e realizando uma nova campanha de conscientização para que a coleta continue crescendo.

Milena Pereira representando a empresa 3Corações disse que continuará mantendo a parceria com o projeto, que segundo ela tem largo alcance social, pois beneficia tanto os trabalhadores como a população do município.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que o projeto tem apoio da Prefeitura por possibilitar a melhoria de vida dos catadores e a preservação do meio ambiente com a redução significativa do envio de resíduos para o aterro sanitário. “Esse é um dos fatores que geram uma melhor qualidade de vida, isto é, quando as pessoas chegam a essa consciência de que devem preservar o meio em quer vivem, trazendo mais saúde e bem estar para todos”, revelou.

Ele destaca que os integrantes da ACEU realizam a coleta, processamento e comercialização dos materiais coletados. Além disso, revela que como incentivo a Prefeitura realizou o convênio com a ACEU concedendo uma subvenção social, com o objetivo de impulsionar a inclusão social em conjunto com a coleta seletiva no município, dos catadores. “Essa boa ideia queremos ampliar, cada vez mais, para que nossa cidade seja conhecida por seu desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Participaram do evento, o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, a Coordenadora de Educação Ambiental, Stela Barros, a coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima, empresas e entidades parceiras.