Atleta eusebiense é campeã cearense de atletismo

terça-feira | 12/06/2018

Com apoio da Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude, a atleta paralímpica Clariene Abreu, nativa do bairro Olho D’água, vem se destacando no cenário estadual, nacional e internacional trazendo grandes vitórias para o município. Na sua mais recente disputa, a atleta trouxe quatro medalhas de ouro e uma de bronze para o Eusébio, conquistadas no Campeonato Cearense de Atletismo. Essa disputa foi contra atletas sem deficiência física.

Segundo o secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito, Clariene vem se destacando desde 2015, quando iniciou com corridas de rua e em seguida passou a disputar por uma Assessoria de Corridas, obtendo sucesso. “Vimos o potencial de Clariene que é uma atleta de nível olímpico. O resultado é esse: em apenas dois anos de treinamento ela tem trazido diversos títulos para a cidade”, disse Michel.

Segundo Clariene, após o inicio nas corridas de rua, em 2016, começou a participar de provas de velocidade e no ano seguinte ampliou o foco e as vitórias foram ocorrendo naturalmente. Com os bons resultados, foi convidada, já neste ano, para participar de sua primeira prova internacional, em abril passado quando foi campeã no salto à distância na categoria T47 e obteve o quarto lugar nos 400 metros livres. Na competição, realizada em São Paulo, ela participou também do “super desafio”, quando somente os atletas com melhores resultados participam, ficando em segundo lugar no desafio B, na prova dos 400 metros.

No Campeonato Cearense convencional, deste ano (com atletas não deficientes), realizado na Unifor, nos dias 26 e 27 de maio, ela mostrou seu talento e conquistou o Ouro nos 400 metros, no Salto à distância e nos revezamentos 4 por 200 e 4 por 400, obtendo, ainda, o Bronze nos 200 metros.

Para este ano, Clariene disputará nos dias 3 e 5 de agosto a 2ª Etapa da Loteria Caixa de Atletismo Paralímpico, em São Paulo e nos dias 28 e 30 de setembro, o Circuito Brasileiro Paralímpico, que acontecerá também nas terras paulistanas. Nas duas competições os atletas estarão disputando índices para integrarem a Seleção Brasileira que disputará as Paralímpiadas de 2019 que acontecerá em Lima – Peru.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a alegria de ver uma atleta natural de Eusébio se destacando internacionalmente, fruto de sua dedicação, foco e persistência, afirmando que Clariene é exemplo para os jovens. “Mesmo com as dificuldades, ela mostrou que todos podem ser capazes de modificar suas realidades. Que nossos jovens se inspirem no seu exemplo para que através do esporte, consigam ter uma vida sadia e longe das drogas e da violência. A Prefeitura, com certeza, dará todo o apoio necessário para que mais atletas, como Clariene, possam brilhar e elevar o nome de nosso município”, asseverou o prefeito.