Atleta eusebiense sagra-se campeão mundial de Jiu Jitsu

sexta-feira | 14/09/2018

O atleta Igor Herculano, que integra o projeto “Luta e Cidadania”, da Guarda Municipal de Eusébio, sagrou-se Campeão Mundial de Jiu Jitsu, no campeonato realizado em agosto no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, na categoria Sênior Meio Pesado de 35 a 39 anos. Herculano treina há dois anos no projeto idealizado pelo Guarda Municipal Eric Queiroz, com apoio do secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, e do prefeito Acilon Gonçalves.

Dono de uma empresa de assistência técnica de celulares há 15 anos no Centro do Eusébio, o atleta, que é faixa marrom em Judô, desde adolescente tinha vontade de treinar Jiu Jitsu, mas devido algumas lesões foi adiando o desejo, até que um cliente seu falou do projeto municipal gratuito, que tem como objetivo atender os cidadãos eusebienses, principalmente os que estejam em situação de risco social, o que tem livrado muitos do mundo do crime e das drogas.

Para sagrar-se campeão Mundial, Herculano venceu três adversários dos estados de Pernambuco, Piauí e do Maranhão. O torneio contou com atletas de outros países da América do Sul e Estados Unidos, mas por ser um esporte nascido no Brasil, os atletas nacionais ainda dominam o pódio. O atleta eusebiense já havia vencido o campeonato Panamericano 2017, realizado em janeiro deste ano, devido problemas com o calendário da Confederação Pan-americana de Jiu Jitsu.

Eric Queiroz destaca que Igor Herculano é um atleta focado e hoje tem auxiliado muito para o projeto social a se expandir. O Luta e Cidadania já tem extensões nos bairros Mangabeira, Santo Antônio e no município de Aquiraz. “Iniciamos há 7 anos com o intuito de proporcionar às crianças e jovens a prática esportiva, que tem como base a disciplina, a ordem e a cidadania, formando homens e mulheres de bem”, disse Queiroz.

O ‘Luta e Cidadania’ realiza outras ações sociais, como campanhas de doações e comemorações no Dia da Criança e Natal. Atualmente o projeto conta entre 35 a 45 atletas e o treinamento acontece as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 9h30. Os interessados devem se dirigir a sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, na Avenida Cícero Sá, próximo a Praça 23 de junho e procurar o GM Eric Queiroz para a inscrição.