Atletas de Eusébio integram delegação cearense que disputará Paralimpíadas em São Paulo

quarta-feira | 14/11/2018

Três atletas de Eusébio integram a Seleção Cearense que disputará Paralimpíadas Escolares 2018, que acontece entre os dias 19 a 24 de novembro, em São Paulo. Serão 11 modalidades em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado), e todas elas terão provas no CT Paralímpico, na capital paulista.

Os atletas são os seguintes: Artur Hugo, que disputará as competições de atletismo, corrida, salto à distância e arremesso de peso, na idade até 14 anos; Vivian Xavier, que competirá no atletismo, corrida, salto em distância e no arremesso de peso, na categoria de 16 e 17 anos e Erilando, que vai disputar a bocha, na categoria 16 a 17. Eles viajam no próximo dia 19, segunda-feira, e retornam dia 24. O prefeito Acilon Gonçalves, a primeira-dama Marta Gonçalves e a secretária de Educação Goretti Frota, estiveram com os atletas, nesta quarta-feira (14), quando desejaram sucesso na competição.

Esta é a primeira vez que o Eusébio participa de competições estaduais e nacionais paralímpicas. Segundo a professora Carla Sâmia, que coordena o setor de Esporte Adaptado do NAMME (Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais), o trabalho foi iniciado a cinco anos no incentivo ao paradesporto. “Trabalhamos as modalidades esportivas. Sempre fazíamos eventos esporádicos, como campeonato de futsal, de atletismo, mas neste ano apresentamos um projeto paradesportivo e iniciamos já nessa perspectiva de trabalho, que foi trabalhar as modalidades na área escolar”, pontuou.

Os resultados desse trabalho foram as medalhas e pódios dos atletas eusebienses. “Neste ano tivemos a fase municipal. O Eusébio foi o único município do Estado que fez os Jogos Escolares, tanto paralímpico, como das pessoas sem deficiência, de forma simultânea. Fizemos o festival esportivo que foi seletiva para os jogos escolares estaduais. Participamos em agosto com sete atletas dos Jogos Escolares Estaduais, disputando com atletas de todo o Estado e conseguimos a classificação de três para a disputa nacional. Para o próximo ano, nossa projeção é levar uma média de seis a oito alunos de outras categorias para as disputas. Queremos implantar o goalball, que é uma modalidade voltada para deficientes visuais e o judô”, enfatizou.

Os atletas serão acompanhados pela professora Carla Sâmia, que estará na competição como treinadora da seleção cearense de atletismo, devido aos excelentes resultados obtidos pela equipe de Eusébio e Marcilene Lima, Coordenadora do Setor de Inclusão de Eusébio, que dará apoio ao atleta Erilando, na bocha. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o esporte paralímpico pode ser descrito como um meio de superação, de motivação e realização. “Através do esporte, o atleta consegue realizar o sonho e o desejo de vencer barreiras e limitações, e dessa forma sobrepor as dificuldades impostas pela vida. Que nossos atletas obtenham o sucesso, que será o fruto da boa preparação que tiveram durante o ano”, concluiu.