Atletas eusebienses conquistam boas colocações no Campeonato Brasileiro de Bicicross

sexta-feira | 13/07/2018

Três atletas do Eusébio obtiveram excelentes classificações no Campeonato Brasileiro de BMX (Bicicross) que aconteceu nos dias 7 e 8 deste mês na cidade de Americana (SP). A delegação cearense de bicicross contou com 36 atletas, sendo 5 de Eusébio. O torneio reuniu os melhores pilotos de BMX Racing do país. Foram disputadas 38 categorias oficiais valendo título nacional, além de quatro categorias promocionais: Balance Bike (até 4 anos), BMX Especial (APAE) e MTB Open.

Segundo o coordenador de Bicicross da Secretaria de Esporte e Juventude, da Prefeitura de Eusébio, Rogério Holanda, a competição contou com cerca de 900 atletas. “Foi um campeonato de alta qualidade técnica com disputas de alto nível, que demonstram o grande feito dos nossos atletas na pista do Complexo Esportivo Ayrton Senna”, detalha.

O evento foi aberto na quinta-feira, para treinos livres, confirmação dos pilotos, pagamento e retirada de placas. Na sexta foram realizados treinos oficiais e congresso técnico, no sábado aconteceram as provas da categoria Cruiser, e no domingo, as categorias championship, máster e challenger.

Entre os cinco atletas eusebienses, convocados para a seleção cearense que participaram da disputa, três conseguiram ótimas colocações. José Wilhan fez um grande torneio, mas parou na semifinal, por conta de uma colocação; Silvely André conseguiu passar para final e faturou o 4º lugar no brasileiro; por fim, Samuel Lima que ficou em 9º lugar no geral.

O Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2018 é organizado e promovido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito, destaca o bom desempenho dos atletas de Eusébio, numa disputa que contou com os grandes nomes do esporte nacional, como os campeões nacionais Anderson Ezequiel e Priscilla Stevaux.

O prefeito Acilon Gonçalves enfatiza o apoio que a Prefeitura vem dando ao esporte em suas várias modalidades, entre elas, o ciclismo. Assevera que o incentivo ocorre também pela importância do Esporte na manutenção da saúde da população, “estudos têm mostrado que aqueles que pedalam têm mais saúde. O ciclismo é um dos esportes mais democráticos que existe e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde que com o equipamento correto. O ciclismo pode queimar cerca de 500 calorias por hora, ajudando a controlar o peso. Além disso, andar de bicicleta é uma das maneiras mais fáceis de encaixar o exercício em sua rotina diária, porque ele funciona como transporte”, detalha.