Atletas eusebienses se classificam para os Jogos Paralímpicos Escolares Nacionais

terça-feira | 07/08/2018

A equipe paraolímpica do Eusébio obteve resultados expressivos na modalidade de atletismo, nas Paralimpíadas Escolares do Ceará 2018, realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza. A coordenadora do esporte paralímpico do Eusébio, Carla Sâmia, diz que os jogos têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do Estado do Ceará, promovendo ampla mobilização em torno do esporte, oportunizando essa prática através de uma competição esportiva saudável.

O Eusébio obteve três primeiros lugares na disputa: Sávio Abreu obteve o primeiro lugar no salto em distância, categoria 12 anos; Arthur Hugo foi o primeiro na corrida de 75 metros e o atleta Rondinele ganhou o salto à distância na faixa etária de 15 anos. Já Vivian Soares ficou no segundo lugar na corrida de 100 metros categoria 15 anos, Vitor Jean, ficou em terceiro lugar na corrida de 75 metros, Levi ficou em segundo e João Victor em terceiro no salto em distância, 12 anos.

Os atletas Rondinele, Vivian, Sávio e Levi se classificaram para a fase nacional dos Jogos Paralímpicos, que acontecerá entre 19 a 24 de Novembro em São Paulo/SP. O prefeito Acilon Gonçalves afirma que o esporte é uma ferramenta que proporciona a inclusão dos alunos na sociedade. Destaca também os benefícios físicos e psicológicos.

Nos aspectos físicos cita o ganho de agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições de velocidade, ritmo, entre outros. Na parte psicológica, observa que as atividades proporcionam a melhora da autoestima, aumenta a integração social, redução da agressividade, estímulo à independência e autonomia, experiência com as possibilidades, potencialidades e limitações, vivência de situações de sucesso e de frustração, motivação para atividades futuras, desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, entre outros.