Audiência discute combate ao Aedes Aegypti no Eusébio

segunda-feira | 23/05/2016

O Ministério Público do Estado e a Prefeitura Municipal de Eusébio realizaram na manhã desta sexta-feira, (20), na Câmara Municipal de Eusébio, uma audiência pública para discutir o combate ao Aedes Aegypti no município. O evento foi uma iniciativa da promotora Gabrielle Pereira, da 2ª Promotoria de Justiça do Eusébio, e contou com as presenças dos promotores de Justiça, Hugo Frota, Izabel Porto e Enéas Romero, do presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Ednardo Masseno, dos secretários Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde Santos (Educação), Sebastião Carneiro (Obras) e Goretti Martins (Desenvolvimento Social), além de outras autoridades.

A promotora Gabrielle Pereira agradeceu a presença de todos e afirmou que a audiência faz parte de diversas ações do Ministério Público do Ceará tem realizado, diante da situação preocupante do país em decorrência da infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya, e Vírus Zika. “O objetivo é a conscientização de que esse problema é de todos e que todos devem agir para que o mosquito não vença essa guerra”, frisou.

Ela destacou que reconhece o esforço do Governo do Estado e da Prefeitura de Eusébio nas ações de combate ao mosquito, mas entende que a população precisa se engajar mais. “Ciente de suas responsabilidades, o MP criou uma força tarefa e essas audiências são como um pontapé inicial para envolver todos nessa questão”.

Em seguida falou o promotor Hugo Frota Gomes, que destacou a necessidade de unir forças no combate ao mosquito e destacou o lançamento da campanha Mais Saneamento, Menos Mosquito, do MPCE através do CAO-Cidadania.

A oradora seguinte foi a promotora Isabel Porto, que atua na Promotoria de Defesa da Saúde Pública. Ela parabenizou a prefeitura, pois segundo ela, sempre que frequenta o município, verifica que a cidade está bem organizada e limpa e que “isso ajuda para que se evite a criação de focos do mosquito”. Ela destacou que o MP está atuando para obrigar que o estado possa cumprir a legislação e garantir aos municípios suporte financeiro e técnico para o combate ao Aedes.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, em sua fala, deu destaque às ações realizadas pelo município no combate ao mosquito. Segundo ele, neste ano de 2016 a Secretaria já alcançou a meta de visitas domiciliares estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde, e ultrapassou a prevista pelo Ministério da Saúde. Ele observa que foram visitados mais de 30 mil imóveis em quatro Levantamentos de Índice Amostral (LIA).

Frisa que o município tem cobertura de 100% na área de endemias, pois conta atualmente com 30 territórios e 30 agentes. Além disso, revela que foram contratados 20 servidores de apoio na tarefa de combate ao mosquito. Mário Lúcio citou, ainda, o Plano de Intensificação das ações de Controle do Aedes Aegypti em condomínios urbanísticos no município e empresas, que visa intensificar as ações de controle da Zika, Chikungunya e Dengue, contemplando o manejo ambiental, educação em saúde, comunicação e mobilização dos moradores. E o trabalho realizado pelo Educador em Saúde nas escolas da rede municipal.

‘“Esse é o reforço que estamos dando para ganhar essa guerra. Não podemos baixar guarda, pois o Aedes Aegypti é uma ameaça à saúde pública em todo o mundo. Não temos envidado esforços para eliminar esse vetor e esperamos que os municípios vizinhos também possam atuar neste sentido, para que fiquemos livres desse perigoso agente”, revelou.