Retrospectiva 2022: Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio atua no ordenamento e na educação para o trânsito

quarta-feira | 28/12/2022

A Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio (AMT) realizou durante o ano de 2022 algumas ações de educação de trânsito. Ao todo foram realizadas cerca de 100 blitz, com o enfoque no período de férias escolares nos meses de janeiro e julho deste ano. Além disso, foram realizadas ações da campanha Maio Amarelo e na Semana do Trânsito,em setembro. Ainda na parte educacional, 20 escolas do município receberam palestras da AMT nos meses de maio e setembro, com mais de 800 alunos. Os temas das palestras tiveram como foco, orientações sobre o trânsito para os futuros condutores.

A AMT também realizou palestras em empresas instaladas na cidade, tais como: Normatel, BeQ, J.Sleiman, Halexistar, 3C Services, Lomacon, Três Corações, Scheneider. De acordo com Manoel Ferreira, secretário adjunto da AMT, o conteúdo educativo apresentado nas redes sociais da autarquia atravessa as fronteiras do município “O conteúdo educativo em nossa rede social com mais de 3 mil seguidores, vídeos com mais de 20 mil visualizações faz com que a informação educativa avance as fronteiras do município”, disse.

Uma novidade na Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio (AMT), neste ano, foi a implantação do setor de Ouvidoria que iniciou suas atividades em janeiro e criou canais de atendimento para que a população pudesse reclamar, elogiar ou sugerir. “Toda demanda recebida é analisada e quando necessário, requalificada para ser devidamente direcionada ao setor competente para adotar as medidas cabíveis”, disse Cláudio Costa Babello, Ouvidor da AMT.

Os canais da Ouvidoria da AMT são WhatsApp, site, e-mail, telefone e atendimento presencial. Em se tratando de atendimentos finalizados pela Ouvidoria por meio de telefone ou WhatsApp, eles alcançaram a marca de 145. “O atendimento virtual se mostrou uma ferramenta muito utilizada pelos cidadãos”, disse. O setor de Ouvidoria recebeu desde janeiro 10 sugestões, 11 denúncias, 52 reclamações, 3 elogios e 17 outros assuntos.
Outros dados apontam o seguinte balanço: 100 registros de táxi sendo 75 vistorias realizadas e 110 alvarás emitidos. 29 registros de mototáxis, sendo 05 vistorias realizadas e 05 alvarás emitidos. Foram cadastrados 10 transportes escolares, qual não foram feitas vistorias, já que de acordo com Lei municipal, as vistorias são feitas em veículos com 05 anos de uso. Em relação as credenciais de estacionamento para idosos e deficientes com idade igual ou superior a 60 anos, a AMT registrou 421 solicitações, sendo 351 para idosos e 70 para deficientes.

O Transporte Regular Urbano de Eusébio (TRUE) recebe em média 130.000 passageiros por mês em 12 rotas na cidade. Durante a semana, de segunda a sexta-feira são 12 rotas e 65 viagens. No sábado, 08 rotas com 29 viagens. Diariamente são realizadas as vistorias e manutenção de 14 ônibus. O Suporte operacional da AMT trabalha com três sistemas de grande importância, tais como: Sistema Cad, utilizado para atendimento e despacho de ocorrências da Autarquia, Sistema ATSMD2I, que abrange a leitura de radares e câmeras que estão localizados em Eusébio pela AMT e Sistema Talonário, que é eletrônico e utilizado pelos agentes para pesquisa de dados dos veículos, motoristas e para efetuar autos e para registrar boletins de ocorrência de trânsito.

De janeiro até o dia 20 deste mês, foram registrados cerca de 150 acidentes, sendo apenas um com vítima fatal, no mês de setembro. Os meses de abril e maio foram os que mais registraram acidentes, total de 40. Outros registros foram: Acidentes por tipo: 36 Colisões traseiras; 21 colisões frontais; 10 choques com obstáculos: 53 abalroamentos laterais; 8 abalroamentos transversais; 17 não classificados; cinco atropelamentos. Acidentes registrados por turno foram: 109 diurnos, 34 noturnos e 7 em horário não informado. Com relação às multas foram registrados na defesa prévia: 107 cadastrados, 38 procedentes, 56 improcedentes e 13 não julgados considerando o período entre janeiro e dezembro de 2022. Já quanto aos recursos de penalidade a Jari, foram 95 cadastrados, 39 procedentes, 49 improcedentes e 7 não julgados.
A AMT, através do setor de engenharia, realizou as seguintes ações: implantação de vagas de táxi; sinalizações horizontais, verticais e indicativas, implantação de lombadas, faixas de pedestres, vagas de desembarque e embarque, implantação de divisórias de fluxo, sinalização semafórica, proibição de estacionamento.