Bairro Urucunema será o primeiro a receber colaboradores do Programa de Redução de Vulnerabilidades

quarta-feira | 04/01/2023
Na oportunidade será aplicado um questionário junto aos moradores (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, inicia na próxima segunda feira, 9 de janeiro, o levantamento situacional do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV), no bairro Urucunema. Na oportunidade será aplicado um questionário junto aos moradores com o objetivo subsidiar políticas públicas intersetoriais relevantes ao enfrentamento de situações vulneráveis, contribuindo para a construção do Plano Municipal de Redução de Vulnerabilidades (decenal) da Prefeitura Municipal de Eusébio.

A Prefeitura solicita a população que receba os colaboradores do PRV em suas residências e responda os questionários que serão aplicados. Segundo a assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, o levantamento será o pontapé de todo esse processo que visa direcionar e subsidiar o planejamento e execução de políticas públicas para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais existentes. “Com esse trabalho, será possível propor ações e projetos pautados em evidências e desenvolver atividades que ataquem diretamente essas vulnerabilidades encontradas”, destaca.

O diagnóstico também servirá de embasamento para a elaboração, em conjunto com as demais secretarias, do Plano Municipal de Redução da Vulnerabilidade (valido por 10 anos). O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o Programa de Redução da Vulnerabilidade de Eusébio se propõe a mapear todas as famílias em situação de vulnerabilidade social no Município para que as políticas públicas possam chegar com maior rapidez e minimizar as situações que famílias estejam enfrentando de risco social,” pontua.

Ele observa que os colaboradores do PRV que aplicarão os questionários nas residências dos eusebienses, estarão fardados, identificados com crachá (Com QR Code) e com aparelho de celular com o sistema de coleta de informações. “Espero que cada família eusebiense possa colaborar com mais esse trabalho que estamos realizando para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam viver bem e com dignidade”, concluiu Acilon.

O PRV

0 Programa de Redução da Vulnerabilidade será executado em três fases: o diagnóstico por meio da realização de levantamento situacional; o planejamento que analisará as demandas e as necessidades apontadas na fase inicial; e a implementação e execução das ações intersetoriais do programa de redução das vulnerabilidades junto a população.

O PRV tem como objetivos: promover a realização de levantamento situacional, com objetivo de subsidiar políticas públicas intersetoriais relevantes ao enfrentamento das vulnerabilidades; propor políticas públicas pautadas em evidencias; desenvolver atividades relacionadas a redução da vulnerabilidade em todo o território municipal nas suas mais diversas representações e elaborar conjuntamente com as demais secretarias o plano municipal de redução da vulnerabilidade decenal.