Banda de Percussão Marta Cordeiro vence a I Batalha de Percussão do Ceará

quarta-feira | 04/07/2018

A Banda de Percussão Professora Marta Cordeiro, do município de Eusébio, obteve o primeiro lugar na Categoria Tradicional, na I Batalha de Bandas de Percussão do Estado do Ceará, realizada no último sábado, dia 30, no Polo de Lazer Ivens de Sá Dias Branco. O evento contou 10 corporações das cidades de Horizonte, Barreiras, Redenção, Maracanaú, Pindoretama, Pacatuba e Eusébio.

Essa atividade tem sido cada vez mais utilizada como uma alternativa a concursos em todo o País. Segundo o maestro Honório Silva, coordenador do Departamento de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Eusébio, é comum observar que nos últimos dois anos diversas cidades brasileiras estão sediando eventos voltados apenas para os percussionistas de bandas marciais e fanfarras. “E no Ceará não tem sido diferente, com a realização da I Batalha, que dá início a esse tipo de atividade no Ceará. Importante salientar que esta modalidade surgiu nos Estados Unidos e que aos poucos está se expandindo mundo a fora”.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, a disputa contou com premiação em dinheiro para a entidade vencedora e troféus para as três melhores bandas. “Este evento foi organizado pela secretária de Cultura e Turismo, através da Coordenação de Música e da Coordenação de Ações Culturais, sendo aberto a todas as entidades do Ceará”, ressaltou.

Ele ressalta que duas horas antes do início da Batalha, foi oferecido às corporações, um “WorkShop” de Técnicas de Percussão Rudimentar ministrado pelo Antônio Filho de Souza Coelho (Chyll) de Fortaleza. Durante a programação houve, ainda, a participação especial da seleção cearense de percussão ‘Dream Team Percussion” com sede em Maracanaú.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, esse tipo de atividade é importante para integrar os grupos de percussão e proporcionar o amadurecimento dos praticantes. “No Eusébio valorizamos a Educação Musical, como uma ferramenta importantíssima no auxílio às crianças, adolescentes e jovens no processo de construção de sua cidadania, através da apropriação, transmissão

e criação de práticas-músico culturais, além de desenvolver habilidades interpessoais e cognitivas”, ressaltou.