Banda Marcial do Eusébio se destaca no Estado

quinta-feira | 10/05/2018

O município de Eusébio vem se destacando dentro e fora do Ceará em vários aspectos. E na área da música não é diferente. A Banda Marcial é referência no estado e tem sido destaque nas competições nacionais desde 2007. “Somos o único município do Ceará a ter bandas escolares nas unidades de Ensino Fundamental II. São 18 escolas beneficiadas com esse projeto”, destaca o secretário de Cultura, Léo Abreu.

Ele observa que nos últimos anos a Banda de Música Municipal também tem sido destaque no Ceará, sobre a coordenação do núcleo de música, que tem a frente o maestro José Honório, com arranjos e adaptações do professor José Wellington Castro, com a regência do Maestro Tenente Coronel Walter Célio Lima de Oliveira e do Maestro-auxiliar Francisco Tarcísio de Lima.

Léo pontua que o município está realizando o processo de transformação da Banda de Música do Município em Banda Sinfônica. A Banda de Música tem um efetivo total de 26 músicos. O instrumental da banda esta distribuída na seguinte forma; 01 Flauta/Flautim, 04 Clarinetes, 03 Saxofones Alto, 02 Saxofones Tenor, 01 Saxofone Barítono, 04 Trompetes, 02 Trompas, 02 Bombardinos, 03 Trombones de vara, 01 Tuba, 02 Percussão, 01 Bateria e 01 Baixo elétrico.

Segundo o coordenador musical da Secult, José Honório, a Banda de Música está passando por momentos de renovação no repertório, assim como também os músicos estão estudando para migrar para o formato sinfônico. Honório destaca que com o processo de migração para Sinfônica, a banda contará com outros instrumentos, tais como: Fagote, Oboé, Clarone, Tímpanos, Marimba, Gongo Chinês, Bumbo Sinfônico, Sinos Tubulares.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Banda de Música de Eusébio é uma das melhores do Estado. “Isso é consequência do trabalho que realizamos no município, desde o ensino fundamental, onde os alunos participam do projeto de bandas escolares. Muitos talentos estão sendo descobertos com esse trabalho. Eles acabam se profissionalizando e participando das bandas locais e de outros municípios”, assevera.