Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3260-5145
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Banda Solares é a grande campeã da Copa Nacional de Bandas e Fanfarras de 2017

quarta-feira | 13/12/2017

A Banda Marcial Show Solares do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Aluísio Bruno, da Prefeitura de Eusébio, foi a grande vencedora da V Copa Nacional de Campeãs de Bandas e Fanfarras, na categoria Banda Show, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, na cidade de Recife, em Pernambuco, pela Associação de Bandas Fanfarras e Regentes de Pernambuco (ABANFARE-PE). O evento foi realizado no bairro da Várzea, na capital pernambucana.

Segundo o coordenador de Música do NAEC, maestro José Honório, mais de 40 corporações musicais de vários estados do país participaram do evento, sendo que dez disputaram a categoria Banda Show, vencida pela composição eusebiense. Os demais estados participantes foram: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Os jurados também representaram vários estados brasileiros.

Além da banda de Eusébio, outras três bandas cearenses obtiveram sucesso na competição: Banda de Percussão Juvenil Francisca Rodrigues, da cidade de Aquiraz; Fanfarra municipal Show “Aurea”, da cidade de Redenção e a Banda Marcial Show CAIC Carlos Jereissati (BAMAC), do município de Maranguape.

Os resultados das corporações cearenses foram os seguintes: Banda de Percussão Juvenil Francisca Rodrigues (Aquiraz); 3° Lugar e Regente Campeão; Fanfarra Show Aurea (Redenção); Banda Campeã e Regente Campeão; Banda Marcial Show BAMAC (Maranguape); Vice-Campeã e Regente 3º Lugar e a Banda Marcial Show SOLARES (Eusébio) Campeã e Regente Vice-Campeão.

Somando todas as notas, a banda eusebiense obteve 76 pontos. O prefeito Acilon Gonçalves comemora a vitória da composição eusebiense formada por músicos “prata da casa”, fruto do trabalho realizado no projeto Bandas e Fanfarras da Prefeitura que acontece nas escolas municipais. “A participação na Copa dá oportunidade que os jovens músicos troquem conhecimentos e informações na área da música, dando mais experiência para o amadurecimento do grupo”, asseverou.

A Copa integra o calendário oficial da ABANFARE-PE, e tem como objetivo promover intercâmbio sociocultural entre os integrantes, mediante competição sadia estimulando a criação de Bandas e fanfarras, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas, contribuindo para o desenvolvimento do sentimento cívico, espírito de companheirismo e autodisciplina necessário para formação do cidadão.