Bandas e fanfarras escolares de Eusébio são destaques nos desfiles cívicos

terça-feira | 11/09/2018

As bandas e fanfarras escolares de Eusébio se destacaram nos Desfiles Cívicos deste ano, em comemoração à Semana da Pátria. No município, os eventos contaram com a participação de 19 grupos, uma Banda Marcial e uma Banda de Música. Elas acompanharam os desfiles das Escolas de Ensino Infantil nas localidades e os desfiles oficiais nos bairros Santo Antônio, Jabuti, Mangabeira e Sede.

Neste ano, estrearam no evento as bandas das escolas estaduais: Manuel Ferreira, com a regência de Acácio Amorim; e Francisca Linhares, com regência de Paulo Oliveira, além da participação de uma Banda de Lata da Escola do Cararu, no desfile cívico da Mangabeira.

Segundo o coordenador do Departamento de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, José Honório, além das atividades cívicas alusivas a Independência do Brasil no Eusébio, as Bandas Escolares eusebienses foram bastante solicitadas para participação de eventos em outros municípios. Elas participaram de desfiles cívicos em Fortaleza, Aquiraz, Chorozinho e Paraipaba. Em Iguatu, a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro foi o destaque maior entre as Bandas presentes na Parada Cívico Militar.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, “as bandas e fanfarras escolares, historicamente, sempre estiveram presentes nos desfiles marcando o passo da marcha e dando brilho aos desfiles, onde as crianças e adolescentes aprendem, na pratica, o respeito a nossa bandeira, onde praticam a disciplina e o trabalho em equipe, entendendo que são responsáveis pelo sucesso dos desfiles ao conduzirem os pelotões de alunos e agremiações”.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o projeto de Bandas e Fanfarras Escolares é um instrumento que vem sendo utilizado como incentivo à permanência dos alunos na escola. Destaca ainda o papel do projeto em descobrir e projetar novos talentos. “Além do contato com instrumentos diversos, os alunos aprendem a ter mais disciplina, cumprindo horário. Aprendem a trabalhar em equipe na execução de coreografias e aprendem a respeitar o outro e a ter mais interação com alunos de outras escolas.

A Secretária de Educação, Goretti Frota, observa que para participar das fanfarras, os alunos têm que apresentar frequência, bom comportamento nas aulas e aprendizagem. “Os interessados em participar devem entrar em contato com a coordenação de suas escolas para que seja encaminhado ao projeto.

Participaram dos desfiles cívicos deste ano as seguintes composições: Evandro Ayres, Elisbão Pio, João de Freitas Ramos, Erotides Melo Lima, Raul Tavares Cavalcante II, Paulo Sá, Josefa Sá, Izídio José Campina, Santa Clara, Lagoinha, Neusa de Freitas Sá, Eduardo Alves Ramos, Cararu, Francisco Tavares de Abreu, Mario Sales, Manuel Ferreira, Francisca Linhares, Educandário Monteiro Lobato, Banda Marcial Marta Cordeiro e a Banda Municipal.