Batalhão do Raio chega ao Eusébio na próxima terça-feira, dia 26

sexta-feira | 22/12/2017

O Governo do Estado e a Prefeitura de Eusébio inauguram, na próxima terça-feira (26), às 17 horas, o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), A solenidade acontecerá na Avenida Eusébio de Queiroz, entre o Polo de Lazer e o Mercado Central. O BPRaio é um dos grupos de elite da Polícia Militar cearense e que virou modelo para as policiais militares de todo o País. A tropa especializada em abordagens policiais a veículos suspeitos e operações em áreas inóspitas, como favelas e outros locais onde as viaturas comuns não conseguem ter acesso, é recordista nas apreensões de armas no Estado.

O Batalhão do Raio em Eusébio contará com 37 policiais, 16 motos, uma viatura e será comandado pelo primeiro-tenente Valentim. A sede do grupamento fica na Rua Raimundo Guimarães, 610, vizinho ao 15º Batalhão da Polícia Militar. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, as principais características do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas são a rapidez e a eficiência na apreensão de armas e drogas, “será um grande reforço nas ações de segurança em nossa cidade, principalmente no combate ao tráfico e à criminalidade”.

Conforme o secretário, nas outras cidades onde o Batalhão passou a atuar, houve uma redução significativa no número de crimes, ”fruto de um permanente trabalho de combate à criminalidade, especialmente os delitos de homicídios dolosos, tráfico de drogas, roubo de veículos, assaltos, saidinhas bancárias, sequestros-relâmpagos e porte e posse ilegais de armas. Para alcançar resultados tão positivos no combate à criminalidade, os homens que integram o contingente do Batalhão Raio passam por um rigoroso processo seletivo e de formação, onde a disciplina e o perfil de cada um são avaliados rigorosamente,” ressalta o secretário.

O Prefeito Acilon Gonçalves disse que durante o lançamento do BPRaio no Eusébio anunciará duas novas ações para otimizar o sistema de segurança ostensiva e preventiva na cidade. A chegada do projeto ao município, segundo ele, coroa as ações já implementadas no município na área de segurança. No dia 8 passado, o prefeito anunciou três projetos de cunho preventivo, voltados para crianças e jovens da cidade, objetivando “vaciná-las” contra a criminalidade. “Mas enquanto esse trabalho preventivo não surte efeito, o tratamento ostensivo é necessário,” avalia.

Os projetos já lançados pelo prefeito são: o Programa Estudante Padrão (PEP) tem por objetivo promover a cultura de paz, fomentando o respeito à vida e a dignidade de cada ser humano. O Programa Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC) que atenderá exclusivamente as jovens do sexo feminino comprovadamente estudantes e moradores do município do Eusébio, na faixa etária entre 14 e 20 anos incompletos, em situação de risco socioeconômico, e cuja renda familiar não exceda meio salário mínimo per capita. E por fim, o Programa Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) destinado exclusivamente a jovens do sexo masculino comprovadamente estudantes e moradores do município do Eusébio.