Biblioteca Patativa do Assaré lança Concurso Literário

terça-feira | 06/06/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Biblioteca Patativa do Assaré, lançou nesta segunda-feira (5) o 1º Concurso Literário da Biblioteca Patativa do Assaré. O tema escolhido é “Eusébio 36 anos, eu faço parte dessa história”. Qualquer morador de Eusébio pode participar desse concurso. Basta fazer a inscrição pelo Google docs. São duas categorias: infantojuvenil, de 9 a15 anos, e adultos, a partir dos 16 anos. A premiação será através de troféus, medalhas e publicação no site e perfil da Prefeitura de Eusébio nas redes sociais. As inscrições já iniciaram e vão até a próxima segunda-feira (12).

“O concurso faz parte das festividades em alusão aos 36 anos de Eusébio. Nosso objetivo através do concurso literário é valorizar a produção literária dos eusebienses. Nós selecionaremos seis (06) textos de poesia, três (03) textos de candidatos infantojuvenis e três (03) textos de candidatos adultos”, destacou Tarcísio da Cultura, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio.

De acordo com Bruno Soares, bibliotecário e coordenador da Biblioteca Patativa do Assaré, a realização do concurso literário já é uma ideia antiga. “Faz bastante tempo que pensamos em um concurso literário, e o momento ideal surgiu agora em comemoração ao aniversário da cidade. Cabe ressaltar que esse é o primeiro Concurso Literário da Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré ,” frisou.

Confira o regulamento completo do concurso:

1 – A inscrição é gratuita e só é permitida apenas para residentes da cidade de Eusébio.
2 – A inscrição deverá ser realizada no período de 05 de junho de 2023 a 12 de junho de 2023, pelo formulário publicado na página do Instagram da Biblioteca e Secult Eusébio e no site da Prefeitura de Eusébio.
3 – Cada autor (a) poderá enviar somente uma poesia em homenagem a cidade, que deverá ser inédita. O tempo de correção será do dia 13 de junho ao dia 19 de junho de 2023
O formato para envio da poesia:
– Arquivo Doc (Word, Open Office, etc.);
– Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
– Tamanho máximo: 32 versos;
– No começo do arquivo deve constar o título da poesia, em negrito; caso não haja título, indicar, em negrito, “sem título”;
– Após a poesia, é obrigatória a inclusão do nome artístico, em negrito. Não há impedimento do nome artístico ser igual ao nome completo.
4 – Categorias
Infantojuvenil – 9 até 15 anos incompletos na data de encerramento das inscrições.
Adulto – Acima de 16 anos completos.

1. A premiação se dará da seguinte forma:
    Infantojuvenil
    a) O primeiro lugar receberá um troféu e o seu texto será publicado no site da Prefeitura de Eusébio.
    b) O segundo e terceiro lugar, receberão um certificado de participação e uma medalha.
    Adulto
  2. Não poderão participar servidores da Prefeitura Municipal de Eusébio.
  3. Qualquer contato relacionado ao regulamento deverá ser realizado exclusivamente pelo e-mail: bibliotecapatativadoassare@gmail.com
  4. Os resultados serão divulgados via e-mail e ligação até 20 de junho de 2023. O (a) autor(a) deverá acompanhar a caixa de entrada do e-mail cadastrado durante a inscrição.
  5. Os textos inscritos serão avaliados pela Comissão Editorial da Secretaria de Educação de Eusébio. A comissão é soberana e não caberá recurso de suas decisões.