Biblioteca Pública de Eusébio incentiva prática da leitura com o projeto Leitor Majestade

terça-feira | 13/09/2022
Filipe Cesar, que leu 12 livros no período de três meses, foi o vencedor da segunda edição do ‘Leitor Majestade’. Ele recebeu o certificado das mãos de Bruno Soares, coordenador do equipamento (Foto: Secult/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza um projeto de incentivo à leitura a partir da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré. Trata-se do projeto “Leitor(a) Majestade”, que premia os usuários que mais leram livros do acervo da Biblioteca em um determinado período de tempo. Segundo o coordenador do setor, Bruno Soares, inicialmente a premiação ocorria a cada seis meses, mas recentemente passou para a de três em três meses.

A primeira edição do projeto ocorreu em abril deste ano, tendo como primeira vencedora, Daniela Stivanello que se tornou a primeira Leitora Majestade, pois no período de seis meses, ela leu 21 livros da Biblioteca. Já na segunda edição, o vencedor foi Filipe Cesar, que leu 12 livros no período de três meses e tornou-se o novo Leitor Majestade da Biblioteca. A premiação é realizada na Biblioteca e no julgamento são contabilizados somente livros de títulos diferentes.

O vencedor tem o direito de sentar-se no Trono do Conhecimento, que é um trono feito de livros, o cartão-postal da Biblioteca, quando é coroado e recebe o Certificado de Leitor(a) Majestade. O momento é registrado e as fotos são publicadas nas redes sociais da Biblioteca e da Secult. O vencedor recebe livros e souvenires como uma caneca personalizada da Biblioteca

Segundo Bruno, para fazer parte do projeto, basta possuir cadastro na Biblioteca Patativa do Assaré e retirar livros emprestados. A cada três meses a equipe da Biblioteca faz a análise de quais usuários mais leram livros durante esse período. “Depois da análise entramos em contato com o vencedor, o parabenizamos e o convidamos para a cerimônia de premiação”, ressalta.

A Biblioteca

A Biblioteca Patativa do Assaré conta com um acervo de aproximadamente 11 000 livros e conta com um espaço físico dividido em Biblioteca Central, Biblioteca Infantil e Sala de Estudos. O Acervo da Biblioteca Central conta com livros de diversos gêneros, dentre eles: Direito; Economia; Enciclopédias; Dicionários; Línguas; Literatura Nacional e Estrangeira; História; Geografia; Livros da Área de Saúde, entre outros.

A Biblioteca Infantil tem um acervo de livros Infantis, Infanto-Juvenis, Juvenis e Coleções de Gibis. O setor ainda proporciona para as crianças jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, jogos de raciocínio lógico. A Sala de Vídeo Infantil é mais uma opção para a garotada. Toda sexta-feira, a Biblioteca também oferece para o público infantil, filmes infantis com pipoca grátis

Já, a Sala de Estudos tem capacidade para de atender seis pessoas simultaneamente. A Sala possui tomadas para notebook e Wi-Fi, lugar ideal para executar estudos que demandem concentração. Conforme Bruno Soares, mensalmente é realizado o “pódio da leitura”, com a divulgação dos três livros mais locados do mês no Instagram da Biblioteca e da Secult. No último mês de agosto, os livros mais locados foram: O Monge e o Executivo; Iracema e As Aventuras de Sherlock Holmes.

Com relação aos usuários, a Biblioteca recebe estudantes de diversas classes sociais, desde moradores de condomínios de Eusébio, até de bairros populares, como o Novo Portugal. Já em relação a idade, os frequentadores vão desde crianças até idosos, mas a maior parte do público leitor, é de estudantes das escolas públicas e particulares de Eusébio, além de acadêmicos universitários regionais.

Por meio do Whatsapp, os usuários podem renovar livros no conforto de sua casa e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Biblioteca. Para quem quer atualizar as leituras, a Biblioteca envia “Dicas de Leitura” de livros presentes em nosso Acervo. O contato é o: (85) 3305 8558.