Blitz alerta cidadãos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

sexta-feira | 09/02/2018

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção a AIDS no Ceará (GAPA-CE), realizou nesta sexta-feira (9), com a participação de Agentes de Saúde Adolescente (ASA), uma blitz educativa com a distribuição de preservativos masculinos e femininos. A atividade foi realizada na Avenida Eusébio de Queiroz, em frente ao Núcleo de Artes Educação e Cultura (NAEC), e contou com o apoio dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e do NAEC.

Segundo o secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Martildes, o carnaval é um período de alegria e de comemoração, e também um momento de prevenção para que no futuro, o hoje folião não seja surpreendido com problemas graves de saúde. “Para aqueles que a folia continua depois do baile carnavalesco, a dica é se prevenir, principalmente contra as doenças sexualmente transmissíveis, que tem incidência maior no período do carnaval, pois as pessoas tendem a não se proteger”, revelou.

Ao todo, conforme o secretário, foram distribuídos cerca de 1.600 preservativos masculinos, e 350 femininos e 200 unidades de gel lubrificante. “Contamos com o apoio dos Guardas de Trânsito e os motoristas foram muito solícitos com relação a abordagem, foi bem produtivo o trabalho”, frisou.

Para o prefeito Acilon Gonçalves é muito importante a conscientização sobre a prevenção durante o carnaval, mas observa que o cuidado deve ser permanente, “o uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção às DSTs e Aids. Por isso, a estratégia de distribuição de preservativos como forma de alertar os cidadãos sobre os cuidados que todos devem ter durante esse período”, observou o prefeito.