Blitz Ambiental movimenta comunidade da Mangabeira

terça-feira | 13/06/2017

Uma Blitz Ambiental movimentou na manhã desta terça-feira (13) a comunidade da Mangabeira. Os alunos da Escola Otoni Sá, da rede municipal de Ensino, se agregaram ao trabalho realizado pela Prefeitura de Eusébio, através do Departamento de Educação Ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA). A programação, que faz parte do “Eusébio Sustentável”, ocorre durante todo este mês de Junho. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a atividade foram distribuídas 70 mudas de plantas nativas e frutíferas, sacolas de lixo veicular, panfletos sobre coleta seletiva, compostagem e sobre a água. Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, cada escola está participando com atividades próprias durante este mês dedicado ao meio ambiente.

“A Otoni Sá, por exemplo, realizou uma gincana com os alunos para a arrecadação de materiais recicláveis. A turma vencedora participará de uma trilha ecológica no mangue do Rio Pacoti e o material recolhido será utilizado numa oficina a ser realizada no dia 30 de junho, no Mercado Central; Já o excedente será enviado para a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Eusébio – ACEU,” observou Stella.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, destaca a adesão em massa dos alunos às atividades relacionadas ao meio-ambiente. Ele observa que existem diversos projetos voltados para a Educação Ambiental nas unidades educacionais do município, com ênfase a reciclagem, plantio de hortas e plantas medicinais, além de uma educação voltada para a sustentabilidade. “As famílias são chamadas a participar e o retorno tem sido positivo”, declarou.

O Prefeito Acilon Gonçalves afirma que o trabalho de educação ambiental é muito importante para o futuro do município, do país e do mundo. “Temos que investir e insistir nessa tecla do meio ambiente e por isso contamos com a participação maciça da juventude nas nossas atividades, afinal ela está sendo preparada para a vida. A juventude é peça fundamental para a que a mudança da mentalidade poluidora se torne de preservação. Os

jovens precisam despertar, pois o que plantam hoje, eles mesmos colherão no futuro. Então, eles próprios estão trabalhando para herdar um mundo mais justo, seguro e sustentável”, finalizou.