Cagece confirma para o Prefeito Júnior o início das obras da adutora do Jabuti

sexta-feira | 22/01/2016

Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o prefeito Júnior recebeu a garantia, do diretor-presidente daquele órgão. Neurisangelo Freitas, que as obras da adutora que vai resolver o problema de água do bairro Jabuti, serão iniciadas nas próximas semanas. A reunião contou com as presenças do deputado estadual, Bruno Gonçalves, dos vereadores Nonato Xilito e Paulo César e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Sebastião Albuquerque.

No início da reunião, o prefeito Júnior observou que o objetivo maior do encontro era o de agradecer o apoio dado pelo órgão aos projetos apresentados pelo Eusébio e reforçar a parceria já existente. “Queremos também acompanhar o processo de construção da adutora que abastecerá o Jabuti, que hoje é o nosso maior polo industrial, e o bairro que mais cresce no Eusébio. Um bairro que tem vida própria, com dois postos de saúde, duas escolas municipais e uma estadual, um comércio forte. Um bairro diferenciado. E pelo dinamismo que existe naquela localidade estamos empenhados em solucionar o problema de água daquele bairro”, afirmou o prefeito Júnior.

Segundo ele, por ser um bairro plano, a vazão da água não pode ser feita por gravidade. “A esperança da população é essa adutora. Nos anos de 2013 e 2014 cavamos três poços profundos, mas não foi possível resolver todo o problema”, asseverou.

O diretor-presidente da Cagece Neurisangelo Freitas apresentou o projeto da nova adutora que será iniciada ainda na fronteira com Fortaleza e será implantada nas ruas internas até chegar ao ponto de passagem na BR -116. Ao ultrapassar àquela rodovia federal, a rede continuará pela Rua Gilmar Amora Ponte, no Km 19, Avenida 23 de julho, até o Jabuti Km 21, beneficiando toda àquela comunidade. A adutora dará mais pressão e reforçará sistema existente para que as todas as residências já interligadas a rede possam receber o liquido precioso. Posteriormente, ela possibilitará a ampliação da rede.

Segundo Neurisangelo, a obra da adutora do Jabuti ainda não foi concluída devido alguns problemas que surgiram. Primeiro a necessidade da licença do Dnit para a intervenção na via federal, depois a existência de um sistema de cabeamentos e rede de gás, ao longo da rodovia, o que impossibilitaria a escavação do local e em terceiro lugar a ampliação da Penitenciária de Itaitinga. A obra, segundo ele, vai impedir que o ponto de injeção de água existente atrás daquele equipamento seja utilizado para levar água para o Jabuti.

O diretor-presidente informou que a licença do Dnit só pode ser concedida com o início das obras da adutora, já a questão dos cabeamentos será resolvida com a implantação dos canos por meio não destrutivo e o ponto de injeção será deslocado para outro local.

Frisou que, atualmente uma equipe de topografia está fazendo uma análise no Jabuti e adjacências para orientar a empresa responsável. “Na próxima semana confirmaremos a data do início das obras”, observou. Na oportunidade o prefeito Júnior conversou, ainda, sobre os projetos de ampliação da rede em outras áreas do município, que já foram encaminhados à Cagece para que sejam agilizados. O encontro contou com ainda com as presenças do Diretor de Operações da Cagece, Josineto Araújo; o diretor de Engenharia, José Carlos Asfor; e a diretora de Mercado, Cláudia Caixeta.