Câmara abre 8ª Legislatura com a presença do prefeito Acilon Gonçalves

terça-feira | 21/02/2017

Com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, a Câmara Municipal de Eusébio (CME) iniciou, nesta segunda-feira (20), a 8ª Legislatura com uma sessão solene. A presidente da Casa, vereadora Vanda Morais abriu a sessão destacando a importância da harmonia entre o Poder Legislativo e o Executivo para o bem estar da população. O prefeito Acilon Gonçalves, em seu pronunciamento, observou que a atual gestão terá como foco as áreas sociais e a melhoria da infraestrutura da cidade, visando atender as demandas do crescimento populacional e econômico.

Acilon afirmou que as primeiras medidas visam “arrumar a casa” para que a administração possa ser plena de êxito. Pontuou que neste primeiro semestre serão investidos, cerca de R$ 5 milhões, na área de educação, para a construção de creches, salas de aula e melhoria da infraestrutura das escolas, visando o melhor atendimento dos mais de 12 mil alunos matriculados na rede pública municipal. Ele observou que as outras áreas também receberão a total atenção e que os programas sociais serão mantidos e ampliados. No final, agradeceu a todos presentes e ao povo do Eusébio pela confiança e afirmou que conta com o apoio da Casa para que o município continue na trilha do desenvolvimento sustentável.

Sessão Extraordinária

Logo após a sessão de abertura foi realizada a primeira sessão extraordinária do ano, com a apreciação de 88 matérias, sendo nove mensagens do Executivo, três projetos de vereadores e 76 requerimentos. Entre as mensagens destacam-se: a que cria a gratificação de desempenho e produção GDP para os médicos do PSF contratados temporariamente; a que altera disposições da lei municipal nº 1.443, de 01 de fevereiro de 2017, que versa sobre a organização administrativa do município de Eusébio, define a nova estrutura administrativa e o quadro de cargos de provimento em comissão; e a que dispõe sobre diretrizes para a formação humanística na educação infantil, adequação do projeto pedagógico, para a apreciação do regime de formação complementar dos professores da rede municipal de ensino.

Entre os projetos apresentados pelos vereadores constam o de autoria de Fares Andrade Said Filho, que oficializa a a denominação de Rua José Duarte uma artéria do município de Eusébio, no bairro Urucunema; o que institui o hospital público veterinário, postos de saúde para atendimento de animais em Eusébio, do vereador Francisco Antonio Costa Emiliano (Chico do Posto) e o que declara de utilidade pública o Abrigo Infantil Casa Sonho, do vereador Francisco França.