Caminhada abre II Semana Municipal da Sensibilidade da Pessoa com Deficiência

segunda-feira | 16/09/2019

Uma caminhada abriu, nesta segunda-feira (16), a programação da II Semana Municipal da Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do município, realizada pela Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Atendimento Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME). A programação prossegue até o dia 22 de setembro.

A caminhada teve início às 07h30min na Praça 23 de junho, com destino a Praça do Polo Ivens de Sá Dias Branco. Participaram alunos, professores e pais da atividade, que busca sensibilizar e alertar as pessoas sobre a necessidade da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Nesta terça-feira (17), será realizado o “Projeto NAMME em Ação, Alegria e Diversão!” com início de 08h às 11 h e de 13h as 16h, no Namme Eusébio, com brincadeiras, pula-pula, pipoca e algodão doce. No mesmo dia, acontecerá o I Fórum da Pessoa com Deficiência, na Câmara Municipal de Eusébio, a partir das 8 horas, com apresentação dos alunos do NAMME, e uma palestra sobre “Desenvolvimento Infantil” no CEI Maria Zuleide Rocha (Mangabeira), com a psicóloga e pedagoga Rosiane Sanabio, a partir das 15 horas.

Na quarta-feira (18), com saída em torno das 8 horas, acontecerá o passeio para a Prainha com alunos do NAMME. O retorno será por volta das 14h. Já a partir das 13 horas, na Escola lzídio José Campina, será ministrada a palestra com o tema “Transtorno do Espectro Autista”, com a psicóloga e pedagoga Rosiane Sanabio.

Na quinta-feira, 19 de setembro, às 8 horas, acontecerá a palestra com o tema: “O protagonismo das pessoas com deficiência na efetivação dos direitos”, com o advogado Dr. Daniel Sousa Nogueira Neto, no auditório da escola Neusa de Freitas. Na Escola Mário Sales (Jabuti) acontecerá a apresentação do Coral de Surdos, às 8h30min. Na Escola Raul Tavares I, uma palestra, com o tema Família e Transtorno do Espectro Autista, com a psicóloga e pedagoga Rosiane Sanabio, as 14h.

No dia 20 de setembro, com participação do Setor de Inclusão e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), acontecerá a 1° Manhã de Mobilização pelos direitos da pessoa com deficiência, iniciando as 08h na praça Ivens Dias Branco. Fechando a programação, no dia 22 de setembro, alunos do Namme participarão da corrida “Mangabeira Eco Running” a partir das 6h30min.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca o trabalho realizado no Eusébio visando dar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência, desde o atendimento especializado no Namme e nas Salas de Inclusão, com a participação de profissionais capacitados, psicólogos, pedagogos e terapeutas, até a participação dos alunos na vida da sociedade eusebiense, através do esporte inclusivo, eventos culturais e oficiais da Prefeitura, “queremos mostrar que o preconceito vem sendo vencido com o apoio da sociedade, através de um novo olhar para esse segmento da sociedade”, disse.