CAPS AD de Eusébio vai implantar Farmácia Viva

segunda-feira | 05/07/2021
A equipe técnica gostou do espaço e o aprovou como unidade piloto para em breve iniciar os trabalhos (Foto: PME/Divulgação)

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Eusébio (CAPS AD) recebeu, na sexta-feira (02), a visita técnica da SESA/Projeto Farmácia Viva, com as presenças de Andreia Ramalho (farmacêutica) e Sebastião Leite (agrônomo), acompanhados de Micael Nobre (farmacêutico da Prefeitura de Eusébio).  O objetivo foi avaliar o espaço para a implantação da Farmácia Viva Tipo I nas dependências do CAPS AD, fortalecendo as ações deste serviço de saúde mental.

A iniciativa faz parte do resultado do edital promovido pela Secretaria de Saúde do Estado onde Eusébio foi contemplado, junto com os outros 45 municípios. A equipe técnica gostou do espaço e o aprovou como unidade piloto para em breve iniciar os trabalhos. Esta ação deverá ser expandida também para o CAPS Geral de Eusébio e outras unidades básicas de saúde.

A Farmácia viva será do tipo I e vai seguir todas as etapas do cultivo a manipulação de plantas medicinais. Serão cultivadas plantas como: áloe Vera, capim-santo, capim-cidreira, hortelã, malvarisco e boldo. Quatro pacientes do programa de reinserção social irão fazer as atividades laborais diretamente com a equipe que orientará o programa.

A Política de Implantação da Fitoterapia em Saúde Pública do Ceará é coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf). A política abrange plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas, amplia as opções terapêuticas aos usuários do SUS, e ainda prioriza as necessidades epidemiológicas da população.

As Farmácias Vivas são unidades farmacêuticas instaladas em comunidades governamentais ou não governamentais, onde seus usuários recebem medicação preparada com plantas que tiveram confirmação da atividade a elas atribuídas, colhidas nas próprias hortas, que permitem a seus usuários, o acesso a um elenco de plantas verdadeiramente medicinais e seus produtos.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o projeto vem garantir aos pacientes o acesso às plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais.