CAPS AD restringe novas internações e prioriza atendimento online

sexta-feira | 10/04/2020

A Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, da Prefeitura Municipal
de Eusébio, devido a situação de pandemia da Covid-19 e seus agravos à
saúde física e mental, redimensionou os atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), em caráter emergencial e provisório. Segundo a assessora de Politicas Sobre Drogas do município, Micheline Said, o equipamento continua funcionando no acompanhamento dos pacientes, mas com restrições para novas internações em comunidades terapêuticas e priorizando atendimentos on-line.

A equipe está reduzida em decorrência da existência de servidores do
grupo de risco. O CAPS também criou o Plantão Psicológico. Cada profissional fica disponível para o atendimento online. Esse serviço é exclusivo para os servidores da Saúde do município. Os atendimentos não serão agendados e sim de urgência, tendo como principal objetivo acolher o sofrimento do paciente naquele momento e dar orientações para minimizar o risco de adoecimento grave.

O Plano de contingência CAPS AD segue os seguintes procedimentos:
A agenda de serviços será reestruturada de modo a priorizar as estratégias de cuidado de atenção à crise. Nos casos suspeitos de COVID-19 será procedido o protocolo que orienta o isolamento do paciente, a entrega da máscara e o imediato encaminhamento para avaliação clínica, observando a prioridade de assistência aos casos graves e de maior vulnerabilidade.

Ao realizar os acolhimentos individuais, os usuários são orientados acerca da situação de emergência e dos cuidados necessários para evitar o
contágio. Em caráter emergencial a dispensação das medicações dos dependentes químicos acolhidos nas comunidades terapêuticas será feita
através do responsável técnico de cada instituição respeitando as normas de prevenção e controle. O CAPS também atua na detecção de sintomas, quando dos atendimentos, questionando e verificando se existem sintomas gripais.

Nos atendimentos clínicos e psiquiátricos estão sendo priorizados os usuários em situação de rua, idosos, diabéticos, hipertensos, pacientes com doenças pulmonares crônicas, doentes renais, cardiopatas, imunodeprimidos e fumantes. Serão priorizados os casos clínicos e psiquiátricos de maior gravidade.

Outra medida é a flexibilização quanto a validade da receita de medicamentos de uso contínuo enquanto durar a situação de emergência em saúde pública. O serviço também segue as determinações do Decreto
Municipal n° 779 de 18 de março de 2020, que suspendeu os novos
acolhimentos em comunidades terapêuticas, clínicas e afins. Quanto a sede do CAPS, ela está passando por duas limpezas diárias utilizando prioritariamente água sanitária e demais insumos necessários a manutenção da higienização dos espaços.

O CAPS AD colocou a disposição da população os seguintes canais de
comunicação: WhatsApp (085) 98855 0675; e-mail capsadeusebio@hotmail.com; Instagram – capsadeusebio. O horário de é de
08h:00:00 as 16h. O CAPS fica na Rua Bahia, 26, Parque Havaí.