CAPs Geral do Eusébio mantém atendimentos presenciais, mas suspende alguns serviços

quarta-feira | 08/04/2020

O Centro de Atendimento Psicossocial de Eusébio (CAPs-Geral), da
Prefeitura Municipal de Eusébio, preparou um plano de atendimento de média complexidade ambulatorial para o atual momento de enfrentamento da Covid-19. Segundo a coordenadora do equipamento, Imaculada Mendonça, os atendimentos presenciais continuam normalmente, de segunda a sexta-feira no horário de 8 as 16 horas, mas seguem algumas restrições.

O CAPs-Geral de Eusébio, órgão ligado à Secretaria de Saúde, suspendeu os seguintes serviços: terapias de grupo das ofertas de cuidado dos PTS – Projeto Terapêutico Singular; eventos festivos e/ou técnicos intra e extramuros, mesmo os já tradicionais na política de saúde mental do município de Eusébio e as visitas domiciliares, salvo os casos de manejo de crise. Outra decisão foi liberar os funcionários de suas atividades funcionais que tenham acima de 60 anos, os que estejam no grupo de risco, ou que tenha tido contato com alguém infectado pela Covid – 19;

O CAPs, segundo Imaculada também está reestruturando sua agenda de modo a priorizar as estratégias de cuidado de atenção à crise, tanto no serviço como em caráter de atenção domiciliar, com o objetivo de oferecer suporte social aos usuários e familiares nos territórios, tendo em vista a possibilidade de situações de desconforto emocional face aos desdobramentos da situação de emergência em saúde pública em território.

Ela observa que os atendimentos de terapias individuais acolhimento e triagem e outros serviços realizados pela equipe multiprofissional permanecem respeitando as devidas medidas protetivas (distanciamento de 1,50m, setting terapêutico arejado/ ou ao ar livre; uso de EPIs; disponibilização de álcool em gel, água e sabão para os usuários).

Os atendimentos da psiquiatria agendados ficarão restritos aos de
caráter de urgência/emergência, sendo garantida a renovação da receita automaticamente acompanhados pelo CAPS; Também será solicitado aos
familiares ou responsáveis por pacientes idosos, menores de 16 anos e do
grupo de risco (com quadro estabilizado) que passarão por consultas
agendadas, que procurem o CAPS antecipadamente para garantir a renovação da receita, para que os pacientes não precisem se deslocarem
desnecessariamente para o CAPS.

A renovação da receita dos pacientes em acompanhamento no CAPS que estejam com quadro de saúde mental estável é feita automaticamente. Já a dispensação de medicamento dos usuários funcionará no horário da unidade, restringindo a quantidade de pacientes e flexibilizando a otimizando o fluxo com medidas preventivas. Para pacientes com PTS de permanência de diurna, a dispensação de medicamento está sendo realizada com entrega em domicílio.

Está sendo realizado também acompanhamento dos casos à distância de acordo com os recursos disponíveis. Os atestados para o INSS ou Empresas, por sua vez, serão previamente agendados para o Serviço Social que encaminhará ao psiquiatra do acompanhamento do usuário, com retorno
da solicitação também agendada.

Cuidados contra a Covid-19
Imaculada ressalta que diariamente é realizada a higienização das salas,
equipamentos e maçanetas de portas. Os funcionários realizam higiene com
sabão e água ou álcool gel disponibilizados na sede e utilizam EPIs. Informa que foi separada uma sala específica para casos suspeitos da Covid-19 para
que o paciente possa ser encaminhado aos serviços responsáveis pelo atendimento à Covid – 19. Os pacientes com sintomas de gripe leve são orientados a evitar a ida e permanência em locais públicos e com grande fluxo de pessoas.