CAPS Geral do Eusébio passa a funcionar em novo endereço a partir de segunda-feira (10)

quinta-feira | 06/05/2021
A nova sede do CAPS Geral tem uma estrutura mais adequada para atendimento à população, bem como oferecer melhor acolhimento e conforto aos usuários (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a partir de segunda-feira (10), o CAPS GERAL de Eusébio funcionará em um novo endereço, localizado na Rua Elizeu Oliveira, nº 40, no bairro Amador, próximo ao Colégio Adelino Bezerra. A mudança de local, segundo a Secretaria de Saúde, é para garantir uma estrutura mais adequada para atendimento à população, bem como oferecer melhor acolhimento e conforto aos usuários.

O CAPS GERAL de Eusébio, em atividade desde 2005, já realizou mais de 4.900 atendimentos, ao longo desses anos, com atendimento prestado atualmente a 2.190 pacientes. Segundo a coordenadora do CAPS GERAL Imaculada Mendonça, parte da clientela ativa de pacientes com quadros crônicos é acompanhada com Projeto Terapêutico Singular – PTS intensivo diariamente, outros pacientes têm acompanhamento semanal ou duas vezes por semana e os demais com PTS ambulatorial mensal, com consulta psiquiátrica, terapia medicamentosa, enfermagem, acompanhamento à família e a rede sócio assistencial.

O papel do CAPS é atuar na perspectiva territorial, conhecendo suas dimensões, gerando e transformando lugares e relações. “No CAPS, o tratamento é individualizado e segue o Projeto Terapêutico Singular, principal instrumento de trabalho interdisciplinar, onde a oferta de cuidado contempla o acolhimento inicial, que é o primeiro atendimento por demanda espontânea ou referenciada, incluindo as situações de crise no território; acolhimento diurno; atendimento individual e em grupo; atenção às situações de crise; práticas corporais; práticas expressivas e comunicativas; atendimento para a família; atendimento domiciliar e ações de reabilitação psicossocial”, detalhou.

Neste período de Pandemia do Novo Coronavírus a equipe precisou se readequar aos protocolos sanitários de modo a manter a segurança dos pacientes e dos profissionais, adotando medidas de restrição de aglomerações, uso de máscaras, álcool gel dentre outras medidas preventivas à Covid-19.

A coordenadora cita ainda o acompanhamento de usuários em cenários da vida cotidiana – casa, trabalho, iniciativas de geração de renda, empreendimentos solidários, contextos familiares, a ampliação de redes sociais e sua autonomia, o fortalecimento do protagonismo de usuários e de familiares, entre outras ações.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que o CAPs Geral realiza ainda o matriciamento, ou seja, o suporte técnico-pedagógico das equipes dos pontos de atenção da atenção básica, urgência e emergência, e dos serviços hospitalares de referência; articula com programas culturais, educacionais e profissionalizantes, de moradia e de geração de trabalho e de renda e a saída programada, voltada à completa reinserção do usuário à sociedade, de acordo com suas necessidades. “Além disso, atua com ações articuladas e direcionadas à moradia, ao suporte familiar, à inclusão na escola e à geração de trabalho e renda”, conclui.