CAPs realiza oficina de musicalização com Descartes Gadelha

segunda-feira | 29/07/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), realizou nesta segunda-feira (29), uma oficina de musicalização com o artista plástico Descartes Gadelha, que contou com a participação de pacientes da unidade. O objetivo é formar um grupo de Maracatu com os pacientes em tratamento do CAPs, dando seguimento ao trabalho com música realizado pela unidade.

O responsável pelo projeto, Sandro de Freitas, destaca que o trabalho com música no CAPS-Eusébio teve início há três anos e nesse período foram formados grupos musicais, sendo o mais destacado é o “Forró sem Preconceito”, que inclusive se apresenta em eventos da Prefeitura. “Através da música trabalhamos o paciente quanto a sua postura física e mental, fazendo com que ele trabalhe o equilíbrio e a aceitação de si. Esse trabalho já possibilitou a alta de cinco pacientes”, destaca.

A oficina de música do CAPS atende 25 pacientes. Os instrumentos musicais também são confeccionados por eles, a partir de material de sucata, como canos de PVC, cabaça, contas, latas de tinta, garrafas plásticas, entre outros.

Segundo o artista Descartes Gadelha, que é músico, compositor e artista plástico, a música é capaz de desenvolver as habilidades cognitivas. Afirma que os ritmos brasileiros, pela cadência, atuam diretamente nas emoções.

“Pela música a pessoa de enquadra e se equilibra. E esse trabalho realizado aqui pelo CAPs do Eusébio é um achado, algo muito importante, coisa que os grandes estudiosos, como Freud, não pensaram” afirma.

O Prefeito Júnior destaca o trabalho realizado pelo CAPs como um projeto inovador que vem obtendo resultados positivos. Diz que a Prefeitura vem trabalhando para ampliar o atendimento a pacientes com transtornos mentais com a criação de uma rede completa de atendimento. Além do CAPs geral o município já conta com um CAPs AD (Álcool e Drogas) e brevemente contará com uma unidade para atendimentos de crianças.