Centro de Reabilitação presta vários serviços de saúde para a população eusebiense

quinta-feira | 13/04/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER), oferece vários serviços de saúde para os munícipes, com destaque: reabilitação multiprofissional, fisioterapia, terapia ocupacional, clínica médica, enfermagem, fonoaudiologia, audiometrial, psicologia, orientação nutricional, serviço farmacêutico, terapias especiais como , jeike, acupuntura, auricoloterapia, musicoterapia, serviço social, medicina especializada em neurologia e neuropediatria, serviços de órteses, próteses e materiais especiais (OPME). Especial destaque é o trabalho de reabilitação congnitiva, destinado a pessoas com deficiência, com destaque para pessoas com autsimo, sendo ofertados serviços especializados multiprofissionais com estimulação precoce e o cuidado parental.

Enquanto as crianças e adolescentes são atendidos, a equipe também atende pais, mães, familiares e cuidadores para que compreendam melhor e possam interagir mais proativamente com as crianças, melhorando assim os efeitos positivos das terapias realizadas no CER, prolongando seu alcance ao lares. Em janeiro deste ano, o equipamento comemorou um ano de funcionamento, porém a habilitação deste equipamento pelo Ministério da Saúde se deu com a Portaria 4.434 de 21 de dezembro de 2022.

Cabe ainda destacar os serviços de transporte sanitário que é disponibilizado aos pacientes com limitações de locomoção. Além dos atendimentos existentes no CER, o Mutirão de Mamografias também é feito no equipamento.

“Contamos com três mil atendimentos por mês, temos uma atenção especial para as pessoas com deficiência e aos portadores do Transtorno do Espectro Autista. Aqui no CER, estamos agregando há 1 ano a questão do cuidado parental, preparando pais, irmãos, ou cuidadores para que os tratamentos realizados no CER sejam extensivos nos domicílios dos pacientes. Em breve nós teremos novidades que trarão mais qualidade na vida das pessoas”, disse Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio.

Os serviços multidisciplinares como Psicologia, Nutrição, Médico clínico e Enfermagem são encaminhados internamente no CER. Já os serviços de fisioterapia devem ser encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os de Audiometria encaminhados pela Central de Regulação da Policlínica. Além dos serviços oferecidos, o CER também dispõe da Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA).

“Hoje transformamos a dor em amor, devolvendo a vontade de viver de cada paciente que passa pelo CER. Proporcionamos a eles esperança de dias melhores. Recebemos, acolhemos e reabilitamos, tirando a lágrima de dor e transformando em conforto. Os pacientes saem daqui com mais qualidade de vida, se sentindo mais independentes na sua grande maioria. Minha palavra hoje é de alegria de poder conviver com eles no dia a dia, de acompanhar a evolução a cada sessão feita e ver o sorriso deles de gratidão”, Camilla Moura, coordenadora do CER.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, destaca que o CER tem feito a diferença na saúde das pessoas. “O Centro Especializado em Reabilitação tem feito a diferença na saúde do eusebiense. São vários serviços oferecidos, uma equipe de profissionais totalmente dedicada e voltada para os cuidados dos pacientes”

Mais informações sobre os serviços realizados no CER, basta entrar em contato através do telefone: (85) 3457.2259