Centro Especializado em Reabilitação de Eusébio realiza programação na Semana de Luta da Pessoa com Deficiência

quinta-feira | 15/09/2022
Durante a semana, os atendimentos acontecerão no CER de forma diferenciada (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said  (CER) e sua Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), realiza de 19 a 23 de setembro, uma programação alusiva a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Durante a semana, os atendimentos acontecerão no CER de forma diferenciada, com atividades direcionadas e adaptadas para o público infantil e adulto com deficiência física, deficiência intelectual e transtorno do Espectro Autista.

Os atendimentos acontecerão nos horários de 8hs às 12hs e 13hs às 17hs. Na segunda-feira, dia 19 de setembro, será instalado um parque de diversões adaptado no CER. Segundo Arismênia Lima, coordenadora da UEPA, o CER irá se transformar durante uma semana em parque de diversões, com pula-pula, piscina de bola, carrinho de pipoca, algodão doce e várias brincadeiras, com acompanhamento de toda equipe multidisciplinar.

No dia 21 de setembro, quarta-feira, acontecerá a programação “Praia Acessível”, quando pacientes com deficiência física (criança e adultos) irão visitar a praia acessível no município e Aquiraz.  No mesmo dia será realizada uma palestra para as mães e familiares sobre os “Direitos e Deveres da Pessoa com deficiência”.

No dia 22 de setembro, as 9 horas, a programação prevê a realização de outra palestra com o tema “Lei Brasileira de Inclusão”, a ser ministrada por Rosette Nunes Correia Lopes, que é advogada atuante na defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, membro da Associação Fortaleza Down, membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/CE e conselheira Estadual da Aceatra. Ela é mãe de criança com trissomia 21/síndrome de Down.