Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Centro Especializado em Reabilitação realiza tratamentos para crianças e adultos em diversas especialidades

sexta-feira | 28/01/2022
Fisioterapia motora, reabilitação neurológica e pulmonar para adultos e crianças são os tratamentos realizados no CER. Foto: Jully Lioba/PME

O Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER), inaugurado no último dia 30 de dezembro, já está em pleno funcionamento para tratamento em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e tratamento voltado para crianças com Autismo. O equipamento conta com uma equipe de sete (07) fisioterapeutas, dois (02) terapeutas ocupacionais, uma (01) psicóloga e uma (01) fonoaudióloga.

Os tratamentos realizados até o momento no CER são: Fisioterapia motora, reabilitação neurológica e pulmonar para adultos e crianças. Além disso, um turno durante a semana é realizado tratamento de Acupuntura. A expectativa é de que ainda esse ano o equipamento contará com consultas na área de neurologia, especificamente para quem tem autismo, consultas com fisioterapeutas, oftalmologista.

De acordo com Eduardo Miranda, Coordenador do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Saia (CER), o paciente morador de Eusébio com alguma afecção (problema de saúde) deverá comparecer ao posto de seu bairro e solicitar tratamento fisioterápico.  “Após a solicitação feita, o posto de saúde faz o encaminhamento para o Centro de Reabilitação e no dia marcado o paciente vem, faz uma avaliação para a realização do tratamento em fisioterapia ou psicologia, ou terapia ocupacional. Vai depender do caso de cada paciente”, disse. 

Eduardo Miranda ainda destaca que caso algum eusebiense faça cirurgia ortopédica ou traumatológica no Instituto José Frota (IJF), ele será encaminhado para o Centro de Reabilitação. “Caso algum morador de Eusébio seja operado no IJF, ele pode sim fazer o tratamento locomotor aqui no CER. Melhor para o paciente, pois não irá se deslocar para a Capital. Mas, para isso o paciente precisa apresentar o comprovante de residência de Eusébio para dar entrada no tratamento”, destacou.

Segundo Arismênia Lima, Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da Unidade Especializada da pessoa com Autismo, o CER também conta com a Unidade Especializada para Pessoas com Autismo (UEPA). “Estamos fazendo todo o tratamento específico para crianças com o espectro autismo. O fluxo de atendimento na UEPA acontece de acordo com a demanda e encaminhamentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) e de outros equipamentos como CRAs, CAPs e Escolas”, pontuou.