CEO tem capacidade de atendimento ampliada

quinta-feira | 28/11/2013

Vinte um mil procedimentos e milhares de novos sorrisos, este é o saldo positivo do Centro de Especialidades Odontológicas Berenice Gonçalves (CEO) da Prefeitura Municipal de Eusébio nos seus nove anos de funcionamento. O CEO, que passou por uma ampla reforma, foi entregue à população totalmente reformulado, sendo considerado um dos melhores e mais bem equipados da região, inclusive atendendo pacientes de Aquiraz, referenciados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizado no Eusébio.

De acordo com a coordenadora do CEO Berecnice Gonçalveso, Dolores Freire, além da melhoria estrutural, a unidade recebeu novos equipamentos, ampliando assim a capacidade de atendimento. Cada um dos 12 profissionais realiza uma média de oito procedimentos por dia, sem falar dos atendimentos de urgência realizados no período noturno, que vai das 16 às 21 horas, diariamente, com um profissional de plantão.

O carro-chefe hoje do CEO é o atendimento a pacientes especiais. Para tanto, o Centro realizou um cadastro com pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Geral (CAPs Geral) do Eusébio e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). São três profissionais especializados para atender essa demanda. “Esses pacientes tem a marcação da consulta feita pela Central e a marcação do retorno ocorre aqui mesmo para que o tratamento tenha continuidade”, afirma Dolores.

Outros procedimentos especializados feitos pelo CEO são os seguintes: atendimento a pacientes da hemodiálise, traumatologia (referenciados pela UPA) e pacientes referenciados pelo Hospital Municipal. O CEO conta, ainda, com uma Central de Estudos em Saúde Bucal, Sala de Prevenção, Sala de Esterilização e o Laboratório de Próteses Dentárias, que confecciona, em média, 120 peças por mês. O laboratório foi dividido em departamentos de montagem e de acrilização, com um consultório e ainda sala de espera.

“O nosso diferencial é o acolhimento. É muito importante que as pessoas que chegam aqui, muitas vezes sofridas, sejam bem recepcionadas e bem tratadas. Isso causa um impacto no seu tratamento e na sua recuperação. É o amor que transcende, todos aqui seguem esse mesmo princípio de ver o paciente com zelo e cuidado”, afirma Dolores.

O CEO conta com 12 cirurgiões-dentistas e sete consultórios. O Centro atua nas especialidades: cirurgia buco-maxilo-facial, endodontia (canal), pacientes com necessidades especiais, estomatologia (prevenção e diagnóstico de câncer bucal), periodontia, prótese e disfunção da ATM.

Segundo o Prefeito Júnior, o CEO é hoje um centro de referência regional na área de saúde bucal no Estado, com ampla capacidade de resolutividade. Além disso, destaca que o Centro vem fortalecendo o Programa de Saúde da Família do município, que hoje conta com 14 equipes com dentistas, atendendo 100% da população de Eusébio.