CER comemora um ano de atividades e recebe portaria do Ministério da Saúde

terça-feira | 03/01/2023
Foto: Jully Lioba/PME

A Secretaria de Saúde de Eusébio, por meio do Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said Filho (CER), comemora um ano de funcionamento, com o recebimento da Portaria 4.434 de 21 de dezembro de 2022, a qual habilita oficialmente o equipamento. A portaria de habilitação é concedida pelo Ministério da Saúde.

Josete Malheiro, secretário municipal de Saúde destaca: “Foi um caminhar pausado, dando um passo de cada vez. Mas, aos poucos construindo uma equipe coesa, que interage e que passou a realizar mais de três mil atendimentos por mês. Para nossa felicidade, já no finalzinho de 2022, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 4.434 de 21/12/2022 que habilita os nossos serviços e o CER passará a receber recursos financeiro para bancar uma parte do custeio do equipamento”, disse.

Segundo Josete, o CER vem há um ano transformando vidas e preparando melhor os pacientes e familiares para enfrentar o desafio que a deficiência ou incapacidade permanente ou momentânea os impõe no dia a dia. “Para nós da Saúde é uma felicidade podermos ter encerrado 2022 com êxito dos serviços de grande relevância prestados e ter recebido a portaria de habilitação”, disse.

Desde a sua inauguração em dezembro de 2021, o Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said (CER) atende pacientes com deficiência física causada por sequelas de lesão medular; sequela de Acidente Vascular Encefálico (AVE); amputações; Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); Doenças Neuromusculares; Paralisia Cerebral; Neuropatias e outros.
UEPA

São atendidos, ainda, através da Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), que integra o equipamento, pacientes com deficiência intelectual e com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), tais como: Autismo Infantil, Síndrome de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento, sem outra especificação das especialidades que serão ofertadas no CER, constará ainda o atendimento a pacientes com deficiência visual. No mês de abril de 2022, o CER passou a realizar os procedimentos de Audiometria Tonal Limiar (via aérea/via óssea); Logoaudiometria (LDV- IRF-LRF) e Imitanciometria.

Segundo Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e Coordenadora da UEPA, comemorar um ano do CER é a realização de um sonho. “Celebrar o primeiro ano de CER está sendo uma realização profissional e pessoal. A UEPA nasceu de um sonho que não foi sonhado sozinho. Como diz a música de Raul Seixas ‘sonho que se sonha junto se torna realidade’. E esse sonho só pôde ser realizado pelo apoio e confiança da primeira dama Marta Gonçalves e do prefeito Acilon Gonçalves, que sempre fazem o diferencial no cuidado integral da população”, disse.
A coordenadora da UEPA ainda reforça que “durante este ano tivemos a oportunidade de fazer a diferença no cuidado integral de 285 crianças com deficiência intelectual e ou transtorno do espectro autista com enfoque nas habilidades pessoais e sociais, além de oferecer cuidado e treinamento parental para todas as famílias. Temos uma equipe multidisciplinar completa que atende com muito compromisso e dedicação, o que faz toda a diferença no desenvolvimento das crianças atendidas e no suporte familiar, levando bem-estar e inclusão social”, reforçou.