CER e UEPA iniciam programação alusiva a semana de Luta da Pessoa com Deficiência

segunda-feira | 19/09/2022
Durante a semana, as atividades terão o acompanhamento de toda a equipe multidisciplinar (Foto: CER/UEPA)

A Prefeitura de Eusébio, através do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER) e sua Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), deram início nesta segunda-feira (19) com a programação alusiva a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Foi instalado no Pátio interno do CER um parque de diversões adaptado para as crianças com deficiência, com pula-pula, piscina de bola, amarelinha, carrinho de pipoca, algodão doce e várias brincadeiras, com acompanhamento de toda equipe multidisciplinar.

“Muitas crianças autistas e com deficiência intelectual têm dificuldade para ir ao parque de diversão por diversas limitações seja elas físicas , sensoriais e comportamentais e a equipe da UEPA está proporcionando de forma adaptada esse momento único de alegria e superações”, disse Arismênia Lima, coordenadora da UEPA.

O CER também iniciou a realização de atendimentos direcionados para adultos com deficiência física, deficiência intelectual e transtorno do Espectro Autista. Na quarta-feira, 21, a programação prevê a chamada “Praia Acessível”, quando pacientes com deficiência física (criança e adultos) irão visitar a praia acessível no município e Aquiraz.  Também acontecerá uma palestra para as mães e familiares sobre os “Direitos e Deveres da Pessoa com deficiência”.

Na quinta-feira (22), acontecerá outra palestra com o tema “Lei Brasileira de Inclusão”, a ser ministrada por Rosette Nunes Correia Lopes, que é advogada atuante na defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, membro da Associação Fortaleza Down, membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/CE e conselheira Estadual da Aceatra. Ela é mãe de criança com trissomia 21/síndrome de Down.