CER realiza palestras com foco na saúde feminina

quarta-feira | 15/03/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER), realiza até o dia 27 deste mês ciclo de palestras com foco na saúde feminina. Nesta terça-feira (14), a palestra foi sobre “Feminilidades e Dor Crônica”, tendo como foco principal a fibromialgia, doença crônica que acomete principalmente pacientes do sexo feminino. “A fibromialgia é uma patologia que precisa ser tratada, ela afeta o tecido conjuntivo do corpo e traz muitas dores musculares, o que afeta o dia a dia da mulher, inclusive sua feminilidade. É uma doença sistémica e reumatológica”, disse Ednayane Andrade, médica do Centro Especializado em Reabilitação.

No Centro Especializado em Reabilitação (CER), fibromialgia é tratada de forma holística, com práticas integrativas complementares da fisioterapia como ventosaterapia, acupuntura. Para ter acesso ao tratamento de fibromialgia no CER, é preciso ter encaminhamento do posto de saúde ou da Policlínica de Eusébio. “Quando o médico da unidade básica de saúde percebe que a mulher tem o diagnóstico de fibromialgia, ele a encaminha ao CER para realizar o tratamento. E, aqui a mulher tem todo o suporte da fisioterapia e da psicologia também “, destacou Ednayane Andrade.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, reforça a importância das mulheres cuidarem mais da saúde. “Todas as mulheres precisam estar atentas a sua saúde, não somente no mês da Mulher. Nós temos uma gama de profissionais capacitados para atender as eusebienses no CER, na Policlínica e nas unidades básicas de saúde. A prevenção é a base para se ter uma vida saudável”, reforçou.

A equipe responsável pelo ciclo de palestras do CER, são: Raquel Galdino, psicóloga; Lorena Rocha, Nutricionista; Ednayane Andrade, Médica clínica.

Confira a programação:

23/03 – Palestra sobre saúde da mulher e nutrição