CER realizou 136 mil atendimentos em 2023

sexta-feira | 12/01/2024

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um levantamento dos serviços do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER) de 2022 e 2023. O CER tem contribuído para uma melhoria na qualidade de vida dos eusebienses desde a sua inauguração em janeiro de 2022.

Camilla Moura, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação destaca a missão do equipamento de saúde. “A missão do CER é oferecer serviços de excelência na reabilitação/habilitação de pacientes, ajudando-os a recuperar sua independência funcional e melhorar sua qualidade de vida. Buscamos proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde todos os pacientes se sintam valorizados e apoiados em sua jornada de reabilitação”, destacou.

Através dos tratamentos personalizados e da dedicação da equipe multidisciplinar, o Centro Especializado em Reabilitação vem superando os desafios diários e vendo cada dia mais o desenvolvimento e recuperação de independência dos pacientes que fazem tratamento.

Em 2022 a Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA) realizou cerca de 12.880 atendimentos e o CER realizou 20.052, totalizando 32.767 atendimentos. Em 2023, a busca por atendimentos especializados aumentou: O CER realizou 82.636 e a UEPA realizou 53.506 atendimentos.

Os atendimentos realizados no CER, são: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional, Psicologia, Nutrição, Serviço social, Oftalmologia, Neuropediatra, Enfermagem, Reike, Musicoterapia, Neurologia, Clínico geral e Pedagogia.

O perfil dos pacientes atendidos são:

Distúrbios neurológicos, Traumatismo crânio encefálico, Traumatismo raquimedular, Paralisia cerebral adulto, Deficiência física congênita, Lesões ortopédicas, Deficiência intelectual adulto, Cegueira total ou/ parcial, Investigação de TEA adulto, TEA adulto, Reabilitação respiratória Infantil, Atraso da fala e linguagem Infantil, Apraxia da fala e linguagem infantil.