CER recebe visita de técnicos do Estado para reforçar setor de órteses, próteses e meio de locomoção

quinta-feira | 10/11/2022
Equipe do Estado é recepcionada pela direção do CER para realização de parcerias (Foto: CER/SMS)

O Centro Especializado em Reabilitação Fares Said Andrade (CER-Eusébio), equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Eusébio, recebeu, na segunda-feira (07/11), a visita da equipe de técnicos da Escola de Saúde Pública e do Núcleo da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado. A visita teve como objetivos: fortalecer a pauta fluxos, a troca de saberes e o fechamento de uma parceria para a realização de uma capacitação de aperfeiçoamento em órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, para a equipe.

Segundo Cláudia Rufino, responsável pelo Setor de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção do CER, a oferta desse curso tem como objetivo garantir uma prescrição e utilização adequada das OPM’s, assim como, promover a oferta qualificada desses recursos de Tecnologia Assistiva (TA), durante o mesmo, “esses profissionais entrarão em contato com os aspectos referentes às etapas que envolvem o acesso das pessoas com deficiência a produtos ortopédicos, como palmilhas, sapatos, coletes, próteses, órteses e os dispositivos auxiliares de locomoção, como as muletas, bengalas e as cadeiras de rodas, assim como, recursos de tecnologias assistivas para atividades de vida diária”, frisou.

Ela destaca que o setor oferece a avaliação e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. “O paciente é regulado pelas secretarias municipais Eusébio, Aquiraz, Itaitinga para uma equipe especializada que identifica o tipo de órtese, prótese ou meio auxiliar de locomoção que necessita. A solicitação é realizada por meio de cadastro no sistema Benefício Cidadão da plataforma Saúde Digital, sem a necessidade de deslocamento do paciente até a sede da Secretaria de Saúde do Estado (SESA).  Com o atendimento realizado por equipe especializada, a solicitação da OPM é mais qualificada, garantindo que o produto contribuirá para a melhoria da qualidade de vida e saúde do paciente”, reforça.

Abaixo o demonstrativo de pacientes atendidos com OPM até agosto/2022, por município de origem, perfazendo um total de 48 pacientes, com solicitação de 60 OPM, perfazendo um total de 125 atendimentos realizados neste segmento.

CER

Segundo o diretor do CER-Eusébio, Ângelo Nóbrega, o Centro Especializado em Reabilitação Fares Said Andrade é um equipamento idealizado pelo município de Eusébio,  numa parceria com o  Ministério da Saúde, que funciona para três áreas de reabilitação, que são: física ou motora; intelectual e visual; “Atualmente nós estamos trabalhando com a reabilitação físico-motora, a reabilitação intelectual e auditiva. Praticamente todos os equipamentos da reabilitação visual já estão instalados, dependendo apenas de dois que restou pendente na última licitação, sendo aguardada uma nova licitação para contemplar estes itens. Já adquirimos e instalamos 98% dos equipamentos de reabilitação visual necessários e estamos treinando a equipe para em breve iniciar estas mais ações.” esclareceu.

Ângelo observa que na reabilitação física, o CER conta com 12 fisioterapeutas, um neurologista e um corpo de profissionais como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais que estão inseridos na rede do município e que tratam dos pacientes. Já na reabilitação intelectual, são atendidas crianças e adolescentes até 16 anos, com diagnóstico de autismo e estimulação precoce, nessa faixa foram atendidos 280 pacientes.

Nos gráficos abaixo pode se conferir a evolução dos serviços ofertados no período de janeiro a agosto/2022, podendo se comparar o número de pacientes acolhidos versus atendimentos realizados, assim como a comparação entre o quantitativo de profissionais com os atendimentos prestados.

Já na reabilitação intelectual, são atendidas crianças e adolescentes até 16 anos, com diagnóstico de autismo e estimulação precoce, nessa faixa foram atendidos 280 pacientes, com destaque para ações inovadoras como as Sessões de Cinema Inclusivo.

Por fim cabe destacar a importância de manter as parcerias necessárias ao bom andamento deste serviço que ainda aguarda a habilitação pelo Ministério da Saúde e até aqui está sendo mantido com recursos próprios do município de Eusébio.