Certificação das turmas do projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz acontecerá no dia 19 de fevereiro

quarta-feira | 12/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará, realizam no dia 19 de fevereiro a solenidade de Certificação das turmas do Primeiro Passo- Linha de Ação Jovem Aprendiz. O evento, que aconteceria nesta quarta-feira (12), foi adiado por problemas de agenda das autoridades estaduais.

O evento acontecerá às 18 horas na Câmara Municipal de Eusébio e contará com a presença do prefeito Acilon Gonçalves; da secretaria de Proteção Social do Estado Socorro França e a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Michele Queiroz Cariello.

Ao todo serão certificados 64 jovens eusebienses que participaram do programa. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o projeto, enquanto política pública, contribui para a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho. “É um projeto que oportuniza aos jovens o acesso ao mundo do trabalho, através do qual eles obtêm experiência profissional, o que é fundamental para quem está iniciando”, destaca.

Com mais de dez anos de atuação, o projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que estejam em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

A Linha de Ação Jovem Aprendiz atende estudantes, entre 16 e 22 anos, da 3ª série do Ensino Médio ou que tenham concluído. Os jovens participam de cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, são inseridos em empresas privadas. Os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097 de 19/12/2000.