CMVPV realiza acompanhamento individual para prevenção de suicídio

terça-feira | 13/09/2022
Foto: Apenas Ilustrativa

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), realiza até o final deste mês várias ações em alusão a campanha “Setembro Amarelo” – Mês da Prevenção ao Suicídio. A Coordenadoria realiza, desde 2019, um trabalho focado na prevenção de suicídio. Atualmente a CMVPV realiza o acompanhamento de 90 pessoas, entre adolescentes e adultos.

Para ter acesso a esse acompanhamento é preciso preencher um formulário disponibilizado pela Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida por meio do Google Forms. Esse formulário serve para fazer triagem da quantidade de pessoas que deverão ser atendidas, tipo de sexo, localidade do Eusébio que a pessoa mora, tipo de acompanhamento que a pessoa precisa. “O envio do formulário é uma forma de triagem. Com ele, a gente faz um apanhado geral do público que iremos atender. A única ressalva que fazemos, é que não atendemos o público infantil, apenas adolescentes, adultos e idosos”, disse Rosa Leite, psicóloga e Coordenadora da CMVPV.

Os atendimentos são realizados de forma remota e presencial, dependendo da disponibilidade de quem frequenta o acompanhamento. O fluxo de trabalho da CMVPV é das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. E, os acompanhamentos são direcionados tanto para os munícipes quanto para servidores.

Além do acompanhamento presencial e remoto, a equipe de psicólogos da Coordenadoria também posta conteúdos nas redes sociais e no grupo de WhatsApp como forma de incentivo ao autocuidado. “No perfil do Instagram e no grupo de atendimento, a gente posta conteúdos de autocuidado, dicas de alimentação, dicas de música, dicas de filmes e livros, mensagens positivas. Isso é uma forma de alimentar as pessoas, de não as deixar soltas no tratamento e isso tem surtido efeito positivo”, disse Rosa Leite, psicóloga e Coordenadora da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV).

Confira a Programação das Ações da Coordenadoria neste mês em alusão do “setembro Amarelo”.

14/09 – 9h – Capacitação em prevenção do suicídio e autolesões com adolescentes acompanhados pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA)

14/09 – 9h – Postagens nas redes sociais;

15/09 – Postagens nas redes socias da CMVPV;

15/09 – 9h – Palestra “A Importância da Saúde Mental para idosos” – CRAS Mangabeira

16/09 – Postagens nas redes sociais