Coleta Seletiva de Eusébio recebe caminhão doado pela empresa 3Corações

terça-feira | 27/11/2018

A Coleta Seletiva de Eusébio recebeu, nesta segunda-feira (26), um caminhão doado pela empresa 3Corações. O veículo foi recebido pela Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Reciclados do Município de Eusébio (ACEU) e visa reforçar o sistema de Coleta Seletiva do Município, que já conta com dois caminhões. A empresa também doou um programa denominado Seletiva, que vai ajudar na gestão e gerenciamento do material coletado. Os catadores serão capacitados para utilizar o sistema.

Segundo a supervisora de Meio Ambiente da Gerência de Qualidade Corporativa das 3Corações, Larissa Mesquita, a doação do caminhão vai atender a demanda e possibilitar que os catadores aumentem a renda, a qualidade de vida e a expansão da coleta. “Uma das estratégias da 3 Corações é fomentar coleta e fortalecer a cooperativa. Já temos esse laço que agora estamos fortalecendo. Além do caminhão, estamos doando ferramentas de gestão para gerenciar a entrada e saída de resíduos, as receitas e custos, e treinando os cooperados e associados para que possam ter um empoderamento junto a coleta seletiva do município”, enfatizou.

Implantado em 2015, o serviço é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Eusébio e a ACEU e atende dez bairros do município. Neste ano já foram coletados 138 mil quilos de resíduos sólidos. Hoje, os bairros atendidos são: Centro, Lagoinha, Coité, Urucunema, Parque Havaí, Autódromo, Mangabeira, Jabuti, Santa Clara e Santo Antônio.

Segundo a coordenadora da Coleta Seletiva da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Jaíres Lima, o novo caminhão reforçará o atendimento e permitirá que o serviço seja mantido e ampliado, “Quando um caminhão estiver no conserto, a rota será mantida, pois sempre teremos um de reserva”, afirma,

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, destaca que o Serviço está em fase de ampliação. Nos dias 5 e 6 de dezembro, os trabalhos acontecerão no bairro da Precabura e nos dias 10 a 13, na Tamatanduba. “Hoje, o sistema abrange quase a totalidade da cidade, possibilitando assim ganhos para o meio ambiente com a redução de resíduos sólidos encaminhados para o aterro sanitário. Com isso ganha a cidade e os cidadãos”, ressalta.

O Prefeito Acilon Gonçalves comemora a parceria com a empresa 3Corações e destaca os esforços da administração do município em apoiar a consolidação do sistema de coleta seletiva na cidade, criando junto a população a cultura da sustentabilidade. Segundo ele, o Eusébio uniu o útil ao agradável ao criar esse sistema que conta com o apoio maciço da população e ao mesmo tempo auxilia famílias de catadores, com a geração de emprego e renda.