Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Com aulas presenciais suspensas, alunos de Eusébio terão apostilas de atividades e aulas online neste mês de maio

quarta-feira | 29/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação (SME), prevendo a não volta as aulas presenciais no mês de maio, construiu um bloco de atividades (apostilas), tanto para alunos da Educação Infantil, como para os do Fundamental,para que sejam realizadas durante o período de isolamento social. O material será entregue a cada aluno. Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, os técnicos da SME, coordenadores e diretores acompanharão todas as atividades a distância.

Ela destaca que cada professor e coordenador pedagógico das escolas formarão um grupo no WhatsApp, onde além de acompanhar, o professor ficará a disposição para tirar dúvidas. “As apostilas com as atividades serão entregues aos pais no dia da entrega das cestas, e junto a estas atividades irá um roteiro semanal de como realizar cada atividade”, detalha.

Além das tarefas, para os alunos do 6º ao 9º ano será utilizada uma plataforma EAD como uma sala de aula, onde os professores poderão realizar debates, leituras de conteúdos, reprodução devídeos e áudios, fazer anúncios e avaliar os alunos.

“Nós do Município de Eusébio, firmamos parceria com o ITEVA afim de proporcionarmos aos nossos alunos dos anos finais do fundamental, aulasà distância. Para tanto, a equipe técnica pedagógica da SME está elencando, em cima do plano de curso anual, conteúdos essenciais de todos os componentes curriculares e roteiro orientador para que as aulas sejam ministradas pelos professores da rede municipal. Na sala de aula virtual, os alunos e docentes terão espaço de Chat para que possam interagir com seus professores como também com os colegas de classe. As aulas serão compostas por vídeo aulas, textos em PDF, atividades escritas, avaliações. Será possível, ainda, acompanhar afrequência de acessos dos educandos e a participação dos mesmos,” argumenta.

Goretti pontua que os docentes participarão de momentos formativos para o manuseio e utilização da plataforma, tendo em vista que essa forma de ensinar (à distância) é nova e requer atenção.“Então resumindo, a plataforma é para os alunos do 6º ao 9º ano e as atividades serão para todos os níveis do Infantil, Anos Iniciais e Finais doFundamental. Quando retornarmos as aulas iremos trabalhar em Tempo Integral com aulas e conteúdos tentando recuperar o que for possível”, assevera.

Ela destaca que essas medidas estão amparadas pela Medida Provisória – MP nº 934 de 1º de abril de 2020, que em seu Art. 1º dispensa os dias mínimos de 200 dias desde que cumpra as 800 horas/aula. Essa norma, em seu artigo 1º fixa que o estabelecimento de ensino de educação básica ficadispensado, em caráter excepcional, da obrigatoriedade de observância ao mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, nos termos do disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, desde que cumprida a carga horária mínima anual estabelecida nos referidos dispositivos, observadasas normas a serem editadas pelos respectivos sistemas de ensino. “Temos a convicção que dado o retorno das aulas presenciais agiremos sem dúvidas, procurando valorizar cada vez mais a qualidade da aprendizagem”, conclui Goretti.