Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida de Eusébio realiza planejamento do ano

quarta-feira | 19/02/2020

A Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COMVIDA) de Eusébio realizou no dia 11 de fevereiro passado uma capacitação, na Câmara Municipal de Eusébio, com os professores referência de cada escola. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento das ações da comissão, durante o ano, nas unidades escolares. Durante o encontro foram definidos os temas a serem desenvolvidos em sala de aula a cada mês.

Segundo a coordenadora do COMVIDA/Eusébio, Maria do Carmo Santos Bezerra (Carmosa), os temas são trabalhados em sala de aula, onde os alunos podem usar de criatividade para a apresentação dos estudos realizados sobre o assunto trabalhado.  Em março, o tema escolhido foi a “Prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti”.  Segundo ela, a escolha desse item foi importante pois em março a previsão é que as chuvas sejam mais constantes e é nesse período que o inseto se reproduz. “É importante que os alunos recebam informações de como se prevenir, principalmente no ambiente onde vivem”, frisou.

Em abril, o tema será:“poluição dos mares e bacias lacustres, como se encontram as áreas de preservação permanente”. Já em maio, os alunos estudarão o tema “destruição/poluição do ecossistema, a extinção de espécies animais e vegetais, provocadas pela caça predatória e pelo desmatamento”. No mês de junho, fechando o primeiro período letivo, será estudando o tema ‘reutilização dos recursos naturais, reciclagem e coleta seletiva’. “Esse tema está muito em alta e no Eusébio os alunos podem estudar com mais propriedade esse assunto, pois o município conta com um sistema de coleta seletiva que atende todos os bairros”, destaca.

No segundo período letivo, os alunos avaliam no mês de agosto, “O uso de agrotóxicos e seus impactos na agricultura e vida humana”. Em setembro,será estudado o tema “a crise hídrica e os prejuízos do uso irracional e da contaminação das bacias”. No mês de outubro, será “queimadas e incêndios florestais e suas consequências” e em novembro, “perdas e desperdícios de alimentos, um desafio para o desenvolvimento sustentável”.

A culminância dessa ação acontecerá durante a mostra COMVIDA, que será realizada no dia 07 de novembro, quando serão apresentados os trabalhos realizados durante todo o ano nas escolas municipais. A coordenação do COMVIDA no Eusébio conta com Maria do Carmo Bezerra dos Santos (Carmosa), na coordenação e Aldemir Garcia Brito, Ericléia Ribeiro Martins. Jessica Soares. Fernanda, Lúcia Baltazar, Tereza Valério, Norbério Vasconcelos, como gerentes.