Comissão Pro Selo Unicef de Eusébio debate pautas referentes à infância e adolescência

quarta-feira | 01/09/2021
A Comissão avaliou os indicativos e elaborou estratégias para que o município possa cada vez mais ampliar as políticas públicas para as crianças e adolescentes (Foto: PME/Divulgação)

A Comissão Pro Selo Unicef 2022/2025 de Eusébio se reuniu nesta segunda-feira (29), para debater pautas referentes à infância e adolescência do município. Um dos temas abordados foi a implementação de ações estratégicas referentes a Busca Ativa Escolar. O município conta com uma equipe na Secretaria de Educação que vem trabalhando para zerar o abandono escolar, especialmente no Ensino Fundamental.

Também no encontro, foi apresentada a programação de ações de Valorização da Vida que ocorrerá em setembro, com palestras, eventos on-line e orientações a profissionais. Nesta quarta-feira (01), a equipe do Selo Unicef reuniu-se com o secretário de Educação, Júlio César Costa Alexandre, quando apresentou algumas ações realizadas pela gestão visando a conquista de mais uma edição do Selo Unicef – Município Amigo da Criança.

O Eusébio atualmente é hexacampeão do Selo UNICEF, ao ser laureado com ao reconhecimento referente ao ciclo 2017/2020 por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e agora pleiteia nova conquista para o período de 2021/2024. Na edição anterior, o município ficou entre os 115 municípios do Ceará e os 400 do Brasil, situados do Semiárido e na Amazônia Legal brasileira, premiados pela entidade ligada a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os indicadores que deram a conquista ao Eusébio têm como base o ano de 2018. Entre eles, o percentual de crianças de até 1 ano de idade com registro civil, do total de nascidos vivos no município que atingiu 100%. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a gestão tem garantido o registro civil dos nascidos no município, e a criança já sai da maternidade do Hospital Amadeu Sá, com o documento. Outro indicador avaliado foi a taxa de abandono no Ensino Fundamental que foi de apenas 0,3%

Ele destaca que o Eusébio foi pioneiro no Ceará na criação do horário integral na rede pública e realiza projetos de incentivo e de busca ativa de alunos com redução significativa de abandono escolar. O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.