Comitê de Intensificação da Cobertura Vacinal de Eusébio avalia atividades realizadas em 2020

sexta-feira | 18/12/2020
O Comitê teve um papel fundamental no planejamento para o aumento da cobertura vacinal em Eusébio (Foto: PME/Divulgação)

Criado para auxiliar a Prefeitura Municipal na melhoria dos índices de imunização, o Comitê Municipal Intersetorial para Intensificação da Cobertura de Vacinação realizou sua última reunião mensal de 2020, fazendo um balanço positivo das ações realizadas. Várias ações de mobilização foram executadas, com participação dos profissionais de Saúde, da Assistência Social, da Comunicação e da Educação, visando incentivar a vacinação no município.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Alexandrino, destacou que mesmo não atingido as metas das coberturas vacinais determinadas pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de imunização no geral, com exceção da BCG e do Rotavírus, que é de 90%, o Eusébio teve um bom crescimento na procura das vacinas nos postos, mas entende que a pandemia prejudicou muito essa ação.

Destaca, ainda, que muitas pessoas que moram em Eusébio, acabam buscando vacinação em outros municípios onde trabalham, como por exemplo, Fortaleza, pela facilidade e comodidade e acabam prejudicando os índices do município, que precisam ser lançados no mesmo dia no sistema do E-SUS. “Quando uma pessoa procura outro posto fora do seu bairro ou em outro município para se vacinar ou vacinar seu filho, essa vacina não é registrada para nosso município”, disse.

A coordenadora da Atenção Básica, Nelci Bezerra, falou da dificuldade que os agentes de saúde têm de ter acesso aos condomínios. Observou que a população que mora nesses locais muitas vezes procuram vacinação em outros municípios.  Apesar das dificuldades, destaca que o município conseguiu ultrapassar a meta da Campanha de Vacinação contra Influenza, com mais de 97% do público alvo imunizado.

Participações

A campanha de intensificação da cobertura vacinal contou com a participação de 40 dos 51 agentes de saúde da Prefeitura (11 ficaram afastados por serem do grupo de risco). “Mesmo com as dificuldades enfrentadas, pois os moradores não queriam receber as agentes devido a pandemia, elas conseguiram fazer o relatório sobre a situação das cadernetas de vacinação e orientaram sobre a atualização das mesmas. As agentes fizeram também o agendamento da ida delas aos postos para evitar aglomerações”, destaca Nelci.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também realizou ações buscativas através do Programa Criança Feliz, onde as técnicas verificaram a caderneta de vacinação das crianças e encaminharam algumas para a vacinação nos postos. A equipe não encontrou tanto casos de atraso, pois a maioria estava com a vacinação em dia. A Assessoria de Comunicação de Eusébio também teve forte atuação na campanha com reportagens incentivando e orientado sobre a vacinação no site da Prefeitura e nas redes sociais, colaborando no combate as fake News e campanhas antivacinas.

O secretário de Saúde do Município, Mário Lucio Ramalho Martildes reforça que a vacinação continua nos postos de saúde do município, e que a população deve verificar a caderneta de vacinação e se há a necessidade de atualização da mesma.  “A vacina é uma das mais importantes ferramentas para prevenir surtos e manter o mundo a salvo, por isso a importância da população procurar os postos de saúde de seus bairros e atualizar as cadernetas de vacinação”, destaca.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o Eusébio, como os demais municípios, encontraram algumas barreiras neste ano em diversas ações devido a pandemia, inclusive na questão da cobertura vacinal. Ele afirma que os postos continuam de forma permanente com estoque e não é necessário esperar uma campanha para buscar atualizar as cadernetas. “Ao todo são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis”, assevera.

O Comitê Municipal Intersetorial para Intensificação da Cobertura de Vacinação conta com integrantes da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Assessoria de Comunicação, com o objetivo de planejar e realizar estratégias de ampliação da cobertura de imunizações no município.