Comitê reúne Agentes de Saúde e de Endemias para realizar busca ativa de subregistro civil no Eusébio

segunda-feira | 14/01/2019

O Comitê Municipal de Articulação para a Promoção do Registro Civil de Nascimento da Prefeitura de Eusébio, realiza, nesta terça-feira, às 8 horas, no auditório da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que receberão orientações quanto a busca ativa do subregistro civil no município. As duas categorias serão de vital importância para que a II Campanha pela Regularização do Registro Civil no Eusébio tenha sucesso.

No encontro será apresentado um histórico das ações realizadas e o material produzido. Os ACS e ACEs tomarão conhecimento da importância do registro e dos documentos, como a caderneta da gestante e a caderneta da criança. Também serão orientados sobre a busca ativa do sub registro de crianças e adolescentes. Esse trabalho será realizado nas visitas já realizadas por eles nas residências no município.

Segundo a articuladora do Selo Unicef no Eusébio, Marta Mendes, os ACS e ACEs são muito importantes para que o município alcance os indicadores exigidos para o Selo Unicef nos seguintes projetos: Amamenta Brasil (que trata do aleitamento materno, crescer saudável e obesidade infantil); Sífilis (com a realização de teste rápido, tratamento do parceiro e verificação do aumento da sífilis congênita); Prevenção da Gravidez na Adolescência (com distribuição de preservativos) e a Vacinação (com verificação das baixas cobertura da vacina tríplice viral até 1 ano).