Comitiva conhece experiência de Barcelona para a implantação do Distrito de Inovação no Eusébio

terça-feira | 25/09/2018

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel e o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, participam da missão cearense que se encontra nesta semana, em Barcelona (Espanha), participando de uma semana de trabalho que dá início a transferência de conhecimento da experiência de Barcelona para a implantação do Projeto Distrito de Inovação Fortaleza-Eusébio.

A agenda prossegue até o dia 28. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, a iniciativa visa captar boas práticas aplicadas no desenvolvimento do Distrito de Inovação 22@ Barcelona, no bairro Poble Nou. O local reúne em um só lugar atividades de governança, infraestrutura, área residencial e projetos sociais.

A comitiva cearense, conta ainda, com as presenças da secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz; da diretora de Planejamento do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Lia Parente; a diretora de Tecnologia e Inovação e Saúde da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberta Mota, e o coordenador de Projetos da instituição, Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto), além dos membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlile Lavor e Paulo Gadelha.

A participação do Eusébio tem como objetivo, segundo Eilson Gurgel, conhecer a experiência da cidade espanhola, que transformou uma região, sem muitas perspectivas, em uma das áreas de maior desenvolvimento tecnológico da Europa, e replicá-la no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde do Eusébio.

A semana de trabalho, segundo ele, deverá aprofundar a análise do Ecossistema de Inovação do Ceará propondo instrumentos e ações das diferentes funções do Modelo do Distrito de Inovação de Fortaleza e Eusébio. Além de reuniões e workshops, a semana contará com visitas a instalações e infraestruturas que podem ser desenvolvidas em Fortaleza e Eusébio.

Diariamente também ocorrerão oficinas para consolidar os conceitos aprendidos e a transferência das experiências para o Ceará. No final das visitas, haverá uma reunião com o resumo do dIa, bem como o progresso dos próximos passos. “Para que o Ecossistema da Inovação seja robusto, é necessário que todas as funções estão devidamente cobertas”, concluiu.