Comitiva conhece projeto social Compaz que será implantado no Eusébio

sexta-feira | 26/11/2021
O Compaz, conhecido como ‘fábrica de cidadania’ é um projeto social da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife (Foto: PME/Divulgação)

Uma comitiva da Prefeitura Municipal de Eusébio esteve na semana passada, em Recife-PE visitando o projeto social Centro Comunitário da Paz (Compaz). Participaram da visita, o prefeito Acilon Gonçalves; a primeira-dama Marta Gonçalves; o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César Alexandre e secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro. Na ocasião, a equipe conheceu experiências exitosas realizadas pelo projeto.

O Compaz, conhecido como ‘fábrica de cidadania’ é um projeto social da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife e em 2019 foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do País, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam Brasil. De acordo com Samara Cordeiro, a visita ao local foi de grande importância pois proporcionou uma troca de experiências visando a implantação do projeto na cidade de Eusébio. “Conhecemos de perto esse projeto social que tem garantido a redução da desigualdade social em Recife e o objetivo é implantarmos o mesmo modelo aqui no município,” disse.

Ainda segundo Samara Cordeiro, o projeto já foi aprovado pelo prefeito Acilon Gonçalves e já está em processo licitatório, para em breve ser implantado no município. “O prefeito Acilon já aprovou a implantação do projeto dos Compaz no Eusébio. Esse projeto beneficiará as pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social em nosso município,” destacou.

O Centro Comunitário da Paz – Compaz – foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui duas unidades no Recife. Conhecidos como “Fábricas de Cidadania”, os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação.

O Compaz oferece diversos cursos de tecnologia, aulas de reforço de Português e Matemática, passeios a espaços culturais, incentivo a leitura, encontros sobre cultura de paz, oficinas de artesanato; rodas de diálogos com jovens, atividades artísticas, jogos de tabuleiros e games, contação de histórias, atividades esportivas, atividades culturais, qualificação profissional, entre outras atividades.