Comitiva da Prefeitura e Comunidade visita sede da Fiocruz e avalia futuras parcerias

quarta-feira | 20/09/2017

Uma comitiva, formada por integrantes da Prefeitura de Eusébio e pessoas da comunidade, esteve visitando, nesta terça-feira (19), a sede da Fiocruz, localizada no Polo Tecnológico e Industrial de Saúde de Eusébio. O objetivo foi conhecer a estrutura e avaliar futuras parcerias em prol dos cidadãos eusebienses. Participaram da visita os secretários Léo Abreu (Cultura e Turismo); Michele Queiroz (Desenvolvimento Social); Socorro Sobrinho (Sine/IDT), representantes da Secretaria de Saúde e um grupo de artistas, que foram conhecer o local onde se dará a solenidade de inauguração do equipamento, no próximo mês novembro.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, está sendo montado um espetáculo teatral para o dia da inauguração denominado: “do Pó ao Polo” que vai contar a história do bairro e seus personagens, como; rezadeiras, pescadores e as lendas populares. “Será abordado ainda à construção da Fiocruz, do Polo de Saúde e o impacto na arte local”, detalhou o secretário.

A comitiva conheceu toda infraestrutura e os procedimentos visando a redução do impacto ambiental, entre os quais; o reuso de água, o tratamento do esgoto e a coleta seletiva. Na visita também foram analisados espaços para a realização de cursos, em parceria entre a Fiocruz e a Prefeitura de Eusébio, visando a formação da mão de obra local. O tema está em discussão e brevemente deverá ser anunciado pela gestão municipal.

O Prefeito Acilon Gonçalves pontua que o Polo Tecnológico, antes mesmo de inaugurado, já está causando um impacto positivo no seu entorno e em todo o município, com a dinamização da economia local e a abertura de possíveis parcerias visando a formação de uma mão de obra qualificada e diferenciada na cidade. “O Polo trará o desenvolvimento econômico do município, mas também vai possibilitar o desenvolvimento intelectual e um largo campo de pesquisa que vai tornar nosso município conhecido no mundo científico”, prevê o gestor municipal.