Comitiva de Sobral conhece programa de prevenção e reinserção de usuários de drogas de Eusébio

segunda-feira | 07/10/2019

A Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas de Eusebio recebeu a visita de membros do Conselho de Políticas Sobre Drogas de Sobral que vieram conhecer o trabalho feito pelo município na prevenção, reinserção e tratamento de usuários de drogas. A equipe aproveitou para conhecer os equipamentos da Prefeitura e participaram de uma reunião do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, quando aconteceu uma troca de experiências.

Segundo a Assessora Especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, a visita teve como objetivo também, conhecer o trabalho do Compod local, como funciona o plano de ação e os programas realizados pelo município na prevenção, reinserção e tratamento, além do funcionamento da rede de atendimento local.

“A comitiva conheceu a nossa Escola da Promoção da Vida, a Sala dos Conselhos e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD). Participaram de uma reunião do Conselho de Políticas sobre Drogas. Foi uma reunião bastante proveitosa, trocamos algumas ideias sobre o funcionamento do Compod, eles fizeram um relato do trabalho em Sobral. Foi um bom momento de partilha”, relatou. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas desenvolve um trabalho reconhecido nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), baseado em 4 eixos, que são: o combate, a prevenção, o tratamento e a reinserção social. “O programa foi criado pela lei nº 993 de 13 de abril 2011, com o intuito de proporcionar a inserção social dos dependentes químicos, possibilitando o reconhecimento dos mesmos pela sociedade como sujeitos transformadores com direito à vida, exercendo sua cidadania com respeito, liberdade e responsabilidade,” ressaltou.